Poder Legislativo

Alece inaugura Sala Sensorial voltada a pessoas com especificidades sensoriais

Por Deusdedit Neto - Em 13/06/2024 às 9:59 PM

13 06 2024 Inauguração Sala Sensorial Pres Evandro Anexo Iii Foto José Leomar (185)

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 13, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) inicia o atendimento para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com síndrome de Down, transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e outras especificidades sensoriais. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre o Poder Legislativo, por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), e o Governo do Estado do Ceará, representado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT), destacou a importância dessa nova unidade de atendimento especializado. “Hoje é mais uma entrega importante para a sociedade cearense e fortalezense, promovendo uma cultura de inclusão no estado do Ceará”, afirmou. A Sala Sensorial, parte desse projeto, foi criada com o objetivo de oferecer um ambiente inclusivo e acolhedor, facilitando o desenvolvimento das crianças atendidas.

A secretária da Proteção Social do Governo do Estado, Onélia Santana, enfatizou a relevância do novo espaço. “Esse é mais um complemento de atividades já existentes na Assembleia. Precisamos acolher e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças autistas. Aqui é mais um espaço importante para elas”, declarou.

Cristiane Leitão, primeira-dama e idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), ressaltou o papel abrangente e inclusivo do Parlamento. “Inclusão, cidadania, saúde e responsabilidade social estão sendo promovidos no Parlamento, atendendo à comunidade do entorno e a toda sociedade que nos procura. Nosso papel é incluir e humanizar a sociedade”, comentou.

A Pefoce, responsável pela emissão das carteiras de identificação no Estado, realizou 342.389 atendimentos em 2024, dos quais 2 mil foram exclusivamente para pessoas com autismo. Angelo Filardi, secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, destacou a importância da integração entre os poderes para ampliar esse serviço. “Essa integração traz uma oportunidade de prestação de serviço de maior qualidade para a população cearense, implementando políticas públicas inclusivas”, disse.

A cerimônia de entrega contou com a presença do perito geral da Pefoce, Júlio Torres, deputados De Assis Diniz (PT), Gabriella Aguiar (PSD) e Simão Pedro (PSD), além de diversos representantes do DSAS, Casa do Cidadão da Alece, e a coordenadora do Ciadi, Sáskya Vaz.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder