
Obituário
Alece levanta sessão em homenagem póstuma ao ex-deputado Leorne Belém
Por Oceli Lopes - Em 03/06/2025 às 6:15 PM

Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Junior Pio/Alece
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) levantou a sessão plenária desta terça-feira (03) e prestou um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao ex-deputado estadual Leorne Menescal Belém de Holanda, que morreu quinta-feira (29), aos 87 anos. A solicitação atendeu ao pedido do deputado De Assis Diniz (PT).
Nascido em Quixeramobim, o político cearense se destacou como deputado estadual entre 1971-1974 e 1975-1978 pelo partido Aliança Renovadora Nacional (Arena). Foi primeiro-secretário da Mesa Diretora no biênio 1975/1976 e vice-líder da sua bancada, além de membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa.
Foi eleito deputado federal por duas legislaturas, entre 1979-1982 e 1983-1986 e foi o único parlamentar cearense, até o presente, a presidir, em caráter efetivo, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, pertencendo, também, às comissões de Finanças, Educação e Relações Exteriores.
Representou seu partido na Comissão Mista que examinou e aprovou o Projeto da Anistia e foi vice-líder do Partido Democrático Social (PDS) e da oposição, durante o governo de José Sarney.
O político participou de várias missões parlamentares no exterior, tais como na República do Líbano, Síria, Iraque, Jordânia, Egito, Turquia, Portugal, Espanha, Cuba, México e União Soviética.
O ex-deputado era formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi presidente do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua da Faculdade de Direito da UFC.
Fonte: Alece.
Mais notícias


'RESIDENTES DO CEARÁ'
