
obra estruturante
Ao lado de Camilo e Elmano, Lula viaja de trem no Ceará e anuncia R$ 1,4 bilhão para a Transnordestina
Por Aflaudisio Dantas - Última Atualização 19 de julho de 2025

Na cerimônia, Lula, ao lado de Camilo Santana, Elmano de Freitas e José Guimarães percorreram parte do trajeto Foto: Ricardo Stuckert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve nesta sexta-feira (18) em Missão Velha (CE) para inaugurar um trecho da Ferrovia Transnordestina. Na cerimônia, Lula, ao lado ministro da Educação, Camilo Santana, do governador Elmano de Freitas e do deputado federal José Guimarães, andaram no trem utilizado para percorrer o trajeto. O presidente aproveitou a ocasião para anunciar novo investimento de R$ 1,4 bilhão para a continuidade das obras. A agenda reforça o foco do governo em retomar grandes projetos de infraestrutura, com destaque para o Nordeste, onde Lula mantém sua base eleitoral mais sólida.
O aporte permitirá a contratação dos lotes 9 e 10 da ferrovia, totalizando cerca de 97 km, destravando uma etapa considerada decisiva para a operação plena do eixo ferroviário entre o Piauí e o Porto do Pecém (CE). Cerca de 75% da fase atual da obra já está concluída, com 676 km entregues. A expectativa do governo é que a ferrovia entre em operação já no fim de 2025, com conclusão total prevista para 2027.
Durante o evento, Lula destacou que a Transnordestina é uma obra estratégica para o desenvolvimento da região e relembrou que o projeto foi iniciado ainda em seu primeiro mandato. Lula usou o momento para reforçar o compromisso do governo com a geração de empregos, a integração regional e o resgate de obras paralisadas em gestões anteriores.
A ferrovia já gera mais de 4 mil empregos diretos e atrai interesse de grandes empresas de logística, e-commerce e energia. Segundo Lula, o projeto deve impactar quase metade da população nordestina, com potencial para dinamizar polos como Quixeramobim e Iguatu, além de consolidar rotas de exportação de grãos e minérios.
Mais notícias


Segmento sedan
