Rumo a 2026

Apoiada por Michelle e Valdemar, Priscila Costa é pré-candidata ao Senado pelo Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/09/2025 às 11:54 AM

Plmulher1

Vereadora de Fortaleza foi lançada como pré-candidata ao Senado. Foto: Reprodução/Instagram PL Mulher

A vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL), teve a pré-candidatura ao Senado Federal oficializada nessa quarta-feira (24), em cerimônia na sede do Partido Liberal, em Brasília. O ato reuniu o presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, a ex-primeira-dama e presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, além de deputadas e parlamentares de diversos estados.

Acompanharam o evento as deputadas Caroline de Toni (PL-SC), líder da minoria na Câmara; Bia Kicis (PL-DF); Rosana Valle (PL-SP); Chris Tonietto (PL-RJ); Julia Zanatta (PL-SC); e o deputado federal Paulo Freire (PL-SP), primo de Priscila.

Apoio de Michelle Bolsonaro

Durante o discurso, Michelle Bolsonaro destacou a atuação da vereadora na eleição municipal de 2024, quando coordenou a campanha de André Fernandes (PL) à Prefeitura de Fortaleza.

“Fico muito feliz, porque a gente está criando uma rede de apoio de mulheres que têm um olhar especial na política. É uma mulher que foi muito importante na coordenação da campanha do nosso deputado André Fernandes ali à Prefeitura. Não ganhamos por pouquinho, viu? Então, essa é a nossa menina, a nossa pré-candidata ao Senado do Ceará”, afirmou.

Michelle também ressaltou a pauta “pró-vida”, contra o aborto, sobretudo, defendida por Priscila.

Valdemar reforça candidatura

O presidente do PL endossou as falas da ex-primeira-dama. “A presidente Michelle tem um olhar especial e identificou a Priscila (…) e, se Deus quiser, em 2027 você estará aqui tomando posse como senadora”, declarou.

Em junho, Valdemar já havia defendido o nome da vereadora, afirmando que ela “tem tudo para se eleger senadora”.

Trajetória política

Priscila Costa é presidente do PL Mulher no Ceará e, desde janeiro, ocupa a vice-presidência nacional da ala feminina. Na eleição de 2024, conquistou 36.226 votos, sendo a mulher mais votada de Fortaleza.

Agora, como pré-candidata ao Senado, a expectativa do PL Mulher Nacional é de que “a defesa da vida e dos valores conservadores vão encontrar uma fortaleza intransponível” em Priscila.

Na publicação do anúncio, a vereadora agradeceu à Michelle pela confiança e se mostrou pronta a contribuir com o Partido Liberal e seu presidente. 

Disputa interna

Além de Priscila, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), pai de André Fernandes, também é citado como possível candidato ao Senado pelo Ceará. Ele foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O vereador Julierme Sena, líder do PL na Câmara Municipal de Fortaleza, reconheceu a força eleitoral da vereadora, mas defendeu prioridade ao nome de Alcides. Segundo ele, lançar duas candidaturas próprias pode “mais atrapalhar do que ajudar” a oposição, que não projeta conquistar as duas vagas em disputa.

Cenário para 2026

No ano que vem, o Ceará elegerá dois senadores. A tendência dentro do PL é reservar uma das vagas a partidos aliados da oposição, o que aumenta a necessidade de composição entre lideranças da legenda.

A oficialização da pré-candidatura de Priscila ocorre pouco depois de Valdemar Costa Neto também ter manifestado apoio a Alcides, sinalizando que o partido ainda precisará alinhar sua estratégia para a disputa no estado. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder