Governo Estadual
Às vésperas de 2026, Ciro Gomes e Danilo Forte se reúnem em Fortaleza para tratar de projeto político para o Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/12/2025 às 12:10 AM

Encontro aconteceu nessa segunda, 29. Foto: Reprodução/Instagram
O ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PSDB) se reuniu com o deputado federal Danilo Forte (União Brasil), nesta segunda-feira (29), em Fortaleza, e confirmou pré-candidatura ao governo do Ceará em 2026.
De acordo com Ciro, a decisão responde ao “desejo da população por mudanças na gestão estadual”, manifestado em pesquisa recente do Ipsos/Ipec, a qual aponta que 54% dos entrevistados defendem “mudanças profundas na administração estadual”.
Articulações
Durante o encontro com Danilo Forte, Ciro afirmou que a reunião visava fazer um diagnóstico da situação do Ceará. Ele declarou que “o povo cearense está com medo”, citando violência, filas na saúde e corrupção, e defendeu a necessidade de “achar um caminho de mudança”.
Forte acrescentou que os dois estão “construindo uma alternativa para o Estado do Ceará” e que “o Ceará precisa muito” de Ciro.
Embora não tenha confirmado formalmente a pré-candidatura na ocasião, o tucano, que é apontado como uma das principais lideranças atuais da oposição no Estado, assentiu posteriormente.
Ver essa foto no Instagram
Impasses
Após dez anos no PDT, Ciro Gomes retornou ao PSDB em ato de filiação no mês de outubro, partido pelo qual foi governador em 1990, e busca articular uma frente de oposição com antigos adversários políticos, como Capitão Wagner (União) e o deputado federal André Fernandes (PL).
A aliança com o PL, no entanto, foi suspensa. Fernandes, que é presidente estadual do partido, compareceu à cerimônia e chegou a declarar apoio a Ciro, sofreu críticas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante o lançamento da pré-candidatura do senador Eduardo Girão (Novo) também ao governo estadual.
Mais notícias
Pausa de Ano-Novo






























