prevenção à violência
Assembleia aprova projeto de Romeu Aldigueri que cria Guarda Escolar Estadual para garantir segurança nas escolas do Ceará
Por Redação In Poder - Em 28/03/2024 às 4:21 PM

Foto: Divulgação
O Projeto de Lei de autoria do líder do Governo Elmano de Freitas (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PDT), que dispõe sobre a criação da Guarda Escolar Estadual (GEE) e normas a serem adotadas pelo Poder Público, foi aprovado pelos parlamentares da Casa. A propositura tem como objetivo garantir a segurança no âmbito das escolas públicas estaduais no Ceará.
De acordo com o texto, a Guarda Escolar vai atuar na prevenção à violência no ambiente escolar e seu entorno, realizando atividades educativas, patrulhamento e implementando medidas de proteção. Será composta por membros oriundos do quadro efetivo do Estado ou da contratação de uma empresa especializada.
Além disso, o Poder Público viabilizará, dentro da previsão orçamentária corrente ou com o apoio da comunidade ou ainda da iniciativa privada, a adequação dos espaços circunvizinhos, de modo a não causar insegurança nas escolas, devendo, para isso, providenciar em parceria com as prefeituras municipais.
Na justificativa do projeto, Aldigueri comenta ser oportuno e desejável que as escolas públicas estaduais tenham segurança especializada, garantindo a presença de um profissional treinado e qualificado para prestar serviços de segurança. Profissional esse que deverá zelar pela proteção física de pessoas e bens da instituição.
“Inclusive, a criação da GEE garantirá a aproximação das ações de segurança com a comunidade escolar, formará multiplicadores e garantirá aos estudantes, pais e educadores em geral a proteção que lhes são garantidos por direito”, enfatiza o líder do governo.
Mais notícias
Tema em Disputa

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























