Fronteiras

Assembleia do Ceará e de Pernambuco unem esforços para resolver litígio

Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/08/2025 às 12:59 PM

Divisa

Presidente da Alece recebe representantes da região Cariri para tratar de divisa com PE. Foto: Reprodução/Instagram Romeu Aldigueri

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) enviará, na próxima semana, uma equipe técnica ao Cariri para discutir o limite territorial da região com Pernambuco. As casas legislativas de ambos os estados já possuem um acordo a ser formalizado para definir as fronteiras entre as unidades da Federação.

A decisão foi informada na manhã desta quinta-feira (14), pelo presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que recebeu o presidente da Câmara Municipal de Salitre, vereador Silvio Pinto (PSB), e o coordenador do Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec), Luiz Carlos Mourão, para tratar da questão. “Contem com a Alece na defesa dos nossos interesses, dos nossos limites geográficos, no sentimento de pertencimento e da cearensidade do povo”, afirmou o presidente.

O tema vem sendo debatido há mais de uma década, diante de dúvidas sobre os limites e da situação de moradores que se identificam como cearenses, mas vivem em território atualmente considerado pernambucano. No Ceará, seis municípios são diretamente afetados: Salitre, Araripe, Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim.

O coordenador Luiz Carlos Mourão destacou que, durante a visita ao Cariri, serão realizadas pesquisas socioeconômicas com as comunidades, levantamento de equipamentos públicos municipais e estaduais e conversas com a população para compreender o sentimento de pertencimento.

Entenda

Semelhante ao que ocorre com o estado do Piauí, há um litígio envolvendo Ceará e Pernambuco, cujo julgamento está suspenso no momento. No entanto, Alece e Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) vêm trabalhando em conjunto para resolver a situação. De acordo com Luiz Mourão, essa seria a primeira vez que um trabalho desse nível acontece.

O presidente Romeu Aldigueri explicou que o objetivo é corrigir distorções territoriais resultantes de ajustes feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre 2000 e 2007, os quais impactaram “a contagem populacional, os repasses financeiros e a prestação de serviços públicos pela administração estadual”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder