Medalha Tiradentes
Assembleia do Rio concede maior honraria a Caetano Veloso
Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/08/2025 às 12:35 PM

Caetano Veloso será condecorado pela Alerj. Foto: Reprodução/Redes sociais/Roncca
O cantor e compositor baiano Caetano Veloso receberá a Medalha Tiradentes, maior honraria do estado do Rio de Janeiro. A concessão da distinção foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nessa quinta-feira (28), em reconhecimento à sua relevância artística e política.
Para Dani Balbi (PCdoB), deputada estadual que fez a indicação da proposta, “Caetano Veloso é um patrimônio do nosso país”.
“Sua voz e sua arte acompanharam as lutas do povo brasileiro contra a ditadura, pela democracia, pela liberdade e pela afirmação da diversidade cultural. A Medalha Tiradentes é o reconhecimento justo da Alerj a um artista que honra a nossa história”, celebrou ela após a aprovação da concessão.
Ainda sem data para a cerimônia de entrega, a medida deve ser promulgada pela Mesa Diretora da Alerj e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Trajetória
Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro (BA), mas vive na cidade do Rio de Janeiro desde a década de 1960. Foi um dos fundadores do Movimento Tropicalista e chegou a ser preso e exilado pela ditadura militar por suas posições políticas contestadoras.
Com dezenas de álbuns lançados, é considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira e autor de inúmeras canções de sucesso nacional e internacional. Aos 83 anos, continua em atividade e atualmente está em turnê pelo país.
Mais notícias
Conexão Criativa



























