Oficialmente Potiguar

Assembleia do RN reconhece o cearense Waldonys com Título de Cidadania

Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/11/2025 às 3:37 PM

Waldonys4

A cerimônia aconteceu nesta semana, na ALRN, em Natal. Fotos: Canindé Soares/Arquivo Pessoal

O cantor, sanfoneiro, compositor e piloto acrobático Waldonys José Torres de Menezes, conhecido artisticamente como Waldonys, foi homenageado na última quinta-feira (30) com o Título de Cidadão Norte-Rio-Grandense, concedido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN).

A sessão solene ocorreu no Plenário Deputado Clóvis Motta e teve como propositor o deputado Hermano Morais (PV). A homenagem reconhece o legado artístico, cultural e humano de Waldonys, considerado um dos grandes nomes do forró contemporâneo e um representante da tradição nordestina.

Para Hermano Morais, “Waldonys é mais do que um músico talentoso”. “Ele é a expressão viva da alegria, da solidariedade e da identidade nordestina. Sua arte ultrapassa fronteiras e toca o coração de todos nós potiguares”, declarou o parlamentar, que destacou a popularidade do artista no estado e sua contribuição à divulgação da cultura regional.

Potiguar de coração

Sobre o título, Waldonys relata agradecido que já se sentia “um cidadão norte-rio-grandense de coração, pelo tempo e pela relação com o público, com os fãs que sempre o recebem tão bem e há muitos anos”.

Super honrado com o título. […] Mas agora, por lei e por direito, posso bater no peito e dizer que sou conterrâneo de Elino Julião e de tantos outros artistas norte-rio-grandenses… meu amigo e irmão de fole, Dorgival Dantas. Enfim, estou muito, muito feliz, honrado e agradeço demais”, celebrou.

O artista também estende sua gratidão ao propositor do título, deputado Hermano Morais, “assim como a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para que a entrega acontecesse”.

Perfil

Natural de Fortaleza (CE), o artista iniciou sua trajetória musical ainda criança e gravou, aos 15 anos, uma faixa com Luiz Gonzaga, que o chamava de “meu afilhado musical”. Discípulo de Gonzaga e Dominguinhos, Waldonys consolidou-se como um legítimo herdeiro da escola gonzaguiana.

Ao longo da carreira, ele construiu uma forte relação com o Rio Grande do Norte, participando de projetos como o Seis & Meia, no Teatro Alberto Maranhão, e de apresentações beneficentes em Natal, com destaque para o show em prol da Casa de Apoio Irmã Gabriela, da Liga Contra o Câncer. 

Noite de festa

Além de receber o título, Waldonys participou na noite de quinta-feira do show da cantora Claudia Leitte, como convidado especial da turnê “Intemporal”, no Teatro Riachuelo, em Natal. 

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder