Serviço à comunidade

Assembleia Legislativa inaugura Sala de Audiologia e amplia atenção à saúde

Por Deusdedit Neto - Em 08/12/2023 às 8:20 PM

7xqnho8ymr7bi5rhq6a10rv2zrzhrzb5bq8hs8p7

Foto: Divulgação / Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), inaugurou nesta sexta-feira, 8, a Sala de Audiologia. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), e contou com as presenças da primeira-dama do Parlamento cearense, Cristiane Leitão, do diretor do DSAS, Luís Édson Corrêia Sales, da orientadora da célula, a fonoaudióloga Socorro Timbó, e de dirigentes de setores da Casa.

Evandro disse que a sala é mais um equipamento a serviço da comunidade e que promove a inclusão de pessoas que até então não eram vistas pela sociedade. “Nós, da Assembleia Legislativa, temos o dever de estar acolhendo aqueles que mais precisam e o poder público ainda não consegue olhar”, pontuou.

Segundo ele, os equipamentos – Sala de Audiologia, Sala de Vacinação e Núcleo de Fibromialgia, que foram inaugurados recentemente – se somam a outras iniciativas, como o Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), aprovado na sessão de ontem, 7, após ação conjunta do presidente e do líder do governo Romeu Aldigueri (PDT) com o mesmo objetivo inclusivo. “Isso significa que as pessoas estão cada vez mais sendo acolhidas pelo poder público”, destacou.

Ele recordou que, em 2021, quando a Alece aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas, já havia a devida compreensão do significado do ato. “Naquele momento, além de estarmos olhando para a questão socioambiental, também tínhamos o olhar direcionado, sobretudo, para as pessoas. E olhar para as pessoas é dar assistência e ofertar serviços, como estamos fazendo aqui na Assembleia Legislativa, que tem hoje um portfólio de serviços apresentados à sociedade. Isso muito nos orgulha”.

O equipamento vai realizar o atendimento de moradores da comunidade do entorno,  parlamentares, servidores e dependentes.

Cristiane Leitão, chefe do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Casa, revelou que a inauguração da sala é fruto de três anos de estudos de viabilidade. “Estava dentro do planejamento a construção da Sala de Audiologia para oferecer apoio ao nosso Centro Inclusivo de Atendimento para o Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que atende crianças do espectro autista e com síndrome de Down”.

Para essas crianças e adolescentes, de acordo com a primeira-dama, é importante o atendimento precoce em relação à audição. “Também está incluso o trabalho de saúde auditiva para os servidores e população que vive no entorno da Casa. Esse sonho está sendo realizado com a implantação desta Sala de Audiologia”, pontuou.

Cristiane Leitão salientou que a presença da audiologia nos serviços públicos ainda é “muito tímida. Segundo ela, esses equipamentos existem apenas no Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), da Universidade de Fortaleza (Unifor), e no Hospital Geral de Fortaleza.

“Nós precisamos ampliar esses serviços para toda a população. A Alece traz justamente essa abertura para as pessoas, para que elas realizem exames que verifiquem qualquer tipo de problema auditivo e, por meio desta nova Sala de Audiologia, possam fazer uma reabilitação”, informou.

Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder