Pré-eleição

Associação de Defensores do Ceará reúne em debate candidatos ao cargo de defensor-geral

Por Julia Fernandes Fraga - Em 30/09/2025 às 1:41 PM

Dpge1

Associação da Defensoria pública do Ceará promove debate pré-eleição de defensor-geral. Foto: Divulgação

A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) realizou, nessa segunda-feira (29), um debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público Geral do Estado do Ceará. O encontro aconteceu no Auditório da Sede Administrativa da Defensoria Pública Geral do Estado (DPGE) e foi transmitido ao vivo.

O evento, mediado pelo jornalista Renato Abreu, contou com um público de mais de 200 pessoas e participação interativa com os candidatos presentes. A iniciativa é uma preparação para a eleição da próxima sexta (3), quando será formada a lista tríplice de candidatos ao cargo de DPGE.

A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, ressaltou que “esse debate é fundamental para que possamos conhecer os projetos e ideias de cada candidato, fortalecendo a transparência e garantindo que toda a categoria possa participar ativamente desse momento decisivo para o futuro da nossa Defensoria Pública”.

Em nome da entidade, a defensora agradeceu o engajamento dos colegas, destacando a relevância de manter a instituição unida e atenta ao processo de escolha que definirá os rumos da Defensoria Pública do Estado para o biênio 2026-2027. 

Conheça os candidatos

Os quatro nomes em disputa para a formação da lista tríplice são:

Adriano Leitinho atua no 2º grau de jurisdição, já presidiu a Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec) e a Associação Nacional dos Defensores Públicos. Apresentou sua candidatura com o lema “Presença, Acolhimento e Verdade” e a companheira de chapa é a defensora Ana Carolina Gondim.

Elizabeth Chagas, que lidera a bandeira “Por uma Defensoria Presente e Valorizada”, já ocupou o cargo de defensora pública-geral entre 2019 e 2023. Atualmente, atua no Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da 2ª unidade e apresentou a defensora Flávia Maria como subdefensora em sua chapa.

Sâmia Costa Farias, atual defensora pública-geral do Estado, busca a reeleição junto ao subdefensor Leandro Bessa, com o lema “Coragem e Compromisso”. A chapa foi a mais votada no pleito de 2023 e foi nomeada pelo governador do Estado para o biênio 2024-2025. 

Weimar Salazar Montoril, titular da 19ª Defensoria Criminal de Fortaleza, concorre sob o lema “Os defensores em primeiro lugar”. Atua na Vara Única de Audiência de Custódia, acompanhando pessoas presas em flagrante. Weimar não participou do debate dessa segunda (29).

A eleição

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPE-CE) realiza em 3 de outubro a eleição para formar a lista tríplice de candidatos ao cargo de defensor público-geral para o biênio 2026/2027. 

O pleito contará com a participação de 366 defensores públicos aptos a votar, presencialmente nas sedes de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, das 9h às 15h, ou por meio de cédula de voto postal, mediante solicitação por e-mail. Cada eleitor poderá votar em até três candidatos.

Após a votação, a lista será enviada ao governador Elmano de Freitas (PT), que fará a escolha do novo defensor ou defensora-geral, independentemente da ordem de votação. Tradicionalmente, porém, o mais votado costuma ser o indicado. 

O nome escolhido ainda passará por sabatina na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), onde os deputados podem aprovar ou rejeitar a indicação. Criada em 1997, na gestão do então governador Tasso Jereissati (PSDB), a instituição presta orientação e assistência jurídica gratuita a cidadãos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder