normalizando os serviços

Auditores da Receita aprovam acordo com reajuste de 9% e encerram greve

Por Aflaudisio Dantas - Em 12/07/2025 às 12:01 AM

Auditoes Receita Greve

Benefícios conquistados no acordo serão pagos a partir de 2026 Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Os auditores fiscais da Receita Federal decidira por meio de assembleia virtual promovida pelo Sindifisco, encerrar a greve que se estendia desde novembro de 2024, após cerca de oito meses de mobilização. Na votação, aproximadamente 9.000 participantes registraram 64,5% de votos favoráveis ao acordo, contra 35,5% contrários. O consenso resultou na aprovação de um reajuste salarial de 9% sobre a remuneração básica da categoria, que será aplicado a partir de abril de 2026.

A paralisação afetou operações em portos e aeroportos, prejudicando a liberação de mais de 1 milhão de encomendas internacionais e impactando diretamente exportações e fiscalização aduaneira. Com o fim da greve, espera-se a retomada das atividades normais, com esforços concentrados no cumprimento das metas de arrecadação tributária e fiscalização para o segundo semestre de 2025. A paralisação total estava suspensa por decisão judicial.

O acordo passará agora pela formalização no Diário Oficial da União e, em seguida, entrará em vigor, encerrando de vez o movimento paredista e sinalizando uma nova fase de estabilidade nas operações da Receita Federal.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder