Articulação Política

Augusta Brito sucede Rogério Carvalho e lidera PT no Senado em 2026

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/02/2026 às 12:52 PM

Augustabrito

Ela apontou a defesa da democracia, dos direitos das mulheres, da inclusão social e de um Brasil mais justo e solidário, como pautas. Foto: Reprodução/Instagram 

A senadora cearense Augusta Brito (PT-CE) foi escolhida, nesta terça-feira (3), como nova líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal para 2026. Ela sucede o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que ocupou o cargo em 2025. A decisão foi tomada pela bancada da legenda.

Ao comentar a eleição, Augusta afirmou receber a missão “com muita responsabilidade e honra”. “A confiança dos meus colegas parlamentares reforça um compromisso que sempre guiou a minha atuação pública: o de trabalhar pelo diálogo, pela construção coletiva e pela defesa intransigente dos direitos do povo brasileiro”, declarou.

A senadora destacou ainda o objetivo de alinhar o Senado às necessidades da população. “Seguiremos firmes na defesa da democracia, dos direitos das mulheres, da inclusão social e de um Brasil mais justo e solidário para todas e todos”, sustentou.

Repercussão

Primeira suplente do ministro da Educação Camilo Santana (PT), Augusta assumiu o mandato de senadora em 2023. Ela já havia exercido a liderança do PT de forma interina em agosto de 2025. Correligionários como Jaques Wagner (PT-BA), Paulo Paim (PT-RS), Teresa Leitão (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Rogério Carvalho (PT-SE) parabenizaram a parlamentar pela nova função.

A escolha ocorre em um ano estratégico para o partido, em razão das eleições de 2026 e da tramitação de pautas prioritárias do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1, a PEC da Segurança e o programa Gás do Povo, todas dependentes de análise do Congresso Nacional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por PT no Senado (@ptnosenado)

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder