Opinião Pública
Avaliação do governo Lula oscila e segurança pública ganha destaque, aponta Genial/Quaest
Por Julia Fernandes Fraga - Em 12/11/2025 às 11:00 AM

Levantamento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (12) indica que aprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em 47% e a desaprovação em 50%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Em relação à percepção geral da gestão, 38% dos entrevistados consideram o governo negativo, 31% o avaliam de forma positiva e 28% classificam como regular. Os números mostram leve piora em comparação a outubro, quando os índices eram de 37%, 33% e 28%, respectivamente.
O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, por meio de entrevistas presenciais com 2.004 brasileiros de 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Segurança pública e percepção popular
A pesquisa aponta aumento na avaliação regular da atuação do governo na área de segurança pública, que passou de 32% para 36%. A parcela que considera o desempenho positivo oscilou de 25% para 26%, dentro da margem de erro. Outros 4% não souberam responder.
A pauta da segurança ganhou relevância após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos e reacendeu o debate sobre o tema. Segundo a Quaest, 67% dos entrevistados aprovam a ação, enquanto 25% desaprovam. A repercussão coincidiu com a primeira oscilação negativa nas avaliações do governo desde maio.
Opinião sobre declarações de Lula
As declarações do presidente sobre o tráfico e as operações policiais foram amplamente rejeitadas. Em outubro, 81% dos brasileiros discordaram da afirmação de que “os traficantes também são vítimas dos usuários”, feita durante viagem à Malásia. No Rio de Janeiro, a discordância chegou a 85%. Já 57% discordaram da avaliação de Lula de que a operação policial no Estado foi “desastrosa”.
Propostas de segurança pública
Entre as propostas relacionadas ao tema, 88% dos entrevistados apoiam o aumento da pena para homicídios cometidos a mando de organizações criminosas. Outros 65% são favoráveis à retirada do direito de visita íntima para presos ligados a facções. A PEC da Segurança, que dá status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), recebeu aprovação de 60% dos entrevistados, enquanto 29% se disseram contra.
Repercussão internacional
A pesquisa também avaliou o impacto do encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Malásia. Para 45% dos entrevistados, o petista saiu politicamente fortalecido após a reunião; 30% consideraram que ele ficou mais fraco; 10% afirmaram que permaneceu igual e 15% não opinaram. Além disso, 51% acreditam que os dois líderes poderão firmar um acordo para reduzir tarifas comerciais, enquanto 39% consideram improvável.
Mais notícias
Conexão Criativa



























