Reação Política
Bancada Federal cearense se mobiliza em defesa de Luizianne Lins detida em Israel
Por Marlyana Lima - Em 01/10/2025 às 10:46 PM

O coordenador da bancada, deputado Domingos Neto, acompanha o caso e se comprometeu a ajudar a parlamentar cearense
A Bancada Federal do Ceará emitiu nesta quarta-feira (1º/10) uma nota oficial expressando solidariedade integral à deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que foi detida em Israel durante missão humanitária. No documento, os parlamentares destacam que estão mobilizados em articulações políticas e diplomáticas para assegurar a libertação da deputada.
O coordenador da bancada, deputado Domingos Neto (PSD-CE), já apresentou o caso ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que se comprometeram a levar o tema diretamente ao Presidente da República.
“Reafirmamos nosso compromisso em acompanhar de perto o caso e envidar todos os esforços necessários, junto às autoridades competentes, ao Itamaraty e ao Governo Federal, a fim de garantir a defesa dos direitos da parlamentar e sua imediata libertação”, afirmou Domingos Neto.

Flotilha
Além disso, o acompanhamento do caso terá suporte do embaixador da Câmara dos Deputados, Nilo Dytz Filho, responsável pelas relações internacionais da Casa, para assegurar prioridade diplomática ao tema.
Na nota, a bancada reforça que permanece “unida e vigilante”, atuando institucionalmente para que a situação seja resolvida “com a urgência e a seriedade que requer”. O posicionamento destaca ainda que o episódio é tratado como questão de interesse do Estado brasileiro, visando resguardar tanto a dignidade da parlamentar quanto a soberania nacional.
Barco detido
A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) divulgou, na noite desta quarta-feira (1º), um vídeo em suas redes sociais relatando que foi sequestrada após a interceptação do barco Grande Blu pelas forças de Israel. A parlamentar havia embarcado no dia 31 de agosto em uma missão humanitária com destino à Faixa de Gaza.
“Meu nome é Luizianne Lins, eu venho do Brasil, se você está assistindo esse vídeo, é porque eu fui sequestrada pelas forças de ocupação israelenses e levada contra a minha vontade. Peço ao meu governo para acabar com qualquer relação econômica com Israel e a me levar para casa”, disse a petista.
Até o momento, o governo de Israel não divulgou informações oficiais sobre a detenção. A expectativa é de que o Itamaraty faça contato com as autoridades israelenses para obter detalhes e garantir a assistência consular necessária.
Mais notícias
Conexão Criativa



























