Decisão Provisória

Banco de Brasília troca presidência do conselho e Raphael Menezes assume cargo

Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/01/2026 às 4:21 PM

Brb

Mandato provisório segue até abril. Foto: Agência Brasília

O Conselho de Administração (Consad) do Banco de Brasília (BRB) anunciou, nessa quinta-feira (15), a eleição de Raphael Vianna de Menezes como presidente do conselho de administração, substituindo Marcelo Talarico, que permanece como conselheiro da instituição.

A mudança ocorre em meio ao processo de renovação do colegiado após a chegada de Nelson Antônio de Souza à presidência do banco, em novembro de 2025, quando substituiu Paulo Henrique Costa, afastado durante investigações envolvendo o Banco Master.

Prazos

Nesse contexto, o BRB convocou duas assembleias gerais extraordinárias para tratar das mudanças no conselho, sendo a primeira em 5 de fevereiro (destituição de membros atuais) e a segunda em 19 de fevereiro, para eleger novos integrantes, incluindo Edison Garcia, Joaquim de Oliveira e Sérgio Nazaré, indicados pelo governo do DF.

O Consad deixará Raphael Menezes como presidente até abril, mês em que ocorrerá a assembleia geral ordinária para escolha dos novos gestores.

Quem é

Raphael Menezes é formado em Direito, já integrava o conselho e também presta consultoria legislativa no Senado Federal. Ele possui experiências ainda como procurador federal na Advocacia-Geral da União (AGU), delegado da Polícia Federal (PF), além de cargos no governo do Distrito Federal (DF) e no Ministério da Agricultura.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder