Política dos EUA

Bill e Hillary Clinton aceitam depor e aliviam pressão em investigação do caso Epstein

Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/02/2026 às 3:20 PM

Hillarybillclinton2

Casal foi citados no processo. Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e a ex-secretária de Estado e sua esposa, Hillary Clinton, concordaram em depor ao Congresso na investigação sobre o caso Jeffrey Epstein. A decisão pode evitar uma votação na Câmara dos Deputados, controlada pelos republicanos, que analisaria a acusação de desacato contra o casal, o que poderia resultar em consequências criminais. 

O presidente da Casa, Mike Johnson – que disse à agência Reuters que os advogados avaliam o seguimento da ação – avaliou positivamente a decisão de ambos aceitarem depor. Já o vice-chefe de gabinete da família, Angel Urena, sustentou que “eles disseram sob juramento o que sabem”, e que agora “esperam estabelecer um precedente que se aplique a todos”.

Entenda

Na semana passada, o Comitê de Supervisão da Câmara recomendou o desacato após os democratas se recusarem a prestar depoimento presencial, alegando que a apuração tinha caráter partidário e buscava proteger o presidente republicano Donald Trump, que também é citado nos arquivos do caso Epstein.

O presidente do Comitê, James Comer, confirmou o novo acordo, mas afirmou que ainda não há datas definidas para os depoimentos.

Bill Clinton já admitiu ter viajado diversas vezes no avião de Epstein no início dos anos 2000 e disse desconhecer as atividades criminosas do financista, encontrado morto em 2019 enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder