SAÚDE EM ARACATI
Bismarck Maia dá o start na construção do novo Centro de Hemodiálise do HMED
Por Marcelo - Em 06/09/2024 às 8:05 PM
O prefeito Bismarck Maia deu início às obras do Centro de Hemodiálise de Aracati, com previsão de entrega até o próximo mês de dezembro e um investimento previsto de R$ 2,01 milhões. A construção está sendo executada no pilotis do Hospital Municipal Eduardo Dias (HMED) e possuirá uma área construída de 557,33 m² e que suprirá a demanda dos pacientes de toda a região daquele município do Litoral Leste.
Em seu pavimento clínico, funcionará a especialidade médica de hemodiálise, tendo quatro consultórios com localização privilegiada para a recepção do setor. Os mesmos possuem ligação direta com as
demais salas e os ambientes que não forem áreas molhadas terão acabamento na argamassa de assentamento das paredes e pintura látex acrílica, na cor branco neve e com acabamento acetinado.
Todos os ambientes de permanência do Centro de Hemodiálise serão climatizados. Na área da sala de diálise peritoneal será instalado um equipamento de desfibrilador para atender a alguma emergência. O novo setor do HMED contará com uma recepção própria (97 lugares) e os ambientes de apoio como rouparia, guarda de materiais e farmácia, serão no hospital, assim como a lavanderia. Porém, o setor terá seus próprios ambientes de materiais de limpeza, utilidades, esterilização e expurgo.
De acordo com o gestor municipal, a nova ala do Hospital Municipal de Aracati será feita por meio de uma parceria com a iniciativa privada. “Vamos entregar o Centro de Hemodiálise antes de terminar a nossa gestão. Já começamos a sua execução, estamos demolindo uma parte que serviu para estoque e vamos ter todas as estruturas aqui para um belo Centro de Hemodiálise”, afirma Bismarck Maia.
O Centro de Hemodiálise será equipado com tecnologia moderna e contará com uma equipe de profissionais capacitados, garantindo um atendimento humanizado e eficiente. Com 26 cadeiras para tratamento de hemodiálise, 52 pessoas poderão ser tratadas por dia, em dois turnos (manhã e tarde). Essa iniciativa é um passo significativo na ampliação dos serviços de saúde em Aracati e demonstra o compromisso da gestão municipal em atender às necessidades da população.