ACESSIBILIDADE E TURISMO

Bismarck Maia inaugura platô e jardins paisagísticos na praia de Lagoa do Mato

Por Marcelo - Em 19/08/2022 às 5:24 PM

A praia de Lagoa do Mato, distante 18,7 quilômetros da sede do município de Aracati, recebe nesta sexta-feira (19), a maior obra de sua história: um platô com jardins paisagísticos, concebido para viabilizar a acessibilidade e contemplação da região. O complexo será inaugurado pelo prefeito Bismarck Maia e, além de uma opção de lazer, vai gerar trabalho e renda para a comunidade local, pois será mais um ponto turístico relevante do Litoral Leste.

Platô tem uma infraestrutura com total acessibilidade para os visitantes          Foto: Divulgação

O projeto teve como premissa respeitar o ambiente natural e preservou o coqueiral nativo, tornando-o protagonista da paisagem. A obra foi dividida em duas partes, sendo a primeira em nível mais elevado, com cerca de 240m², tendo vista para o mar e para as falésias brancas da Lagoa do Mato. Além disso, conta com uma passarela de acesso para pessoas com deficiência e conexão a outras áreas paisagísticas, bem como ao platô inferior, mais próximo ao mar, com cerca de 160m².

Toda estrutura da obra é em madeira com Eucalipto e Maçaranduba nas passarelas e Ipê nos pisos. Foram feitas conexões por escadas para a circulação no espaço e no nível inferior, onde existem passeios e as “ilhas de madeira”, para o visitante levar guarda-sol e contemplar a paisagem única.

O paisagismo foi feito com plantas adaptadas à região de praia, como Bromélia e Yucca, e receberá ainda um pequeno lago, instalado a partir de um olho água existente no centro do terreno. Ao todo, são mais de 600 m² de intervenção em madeira, mas a área total da obra soma mais de 3.000m², contando os caminhos em piso cimentado, paisagismo e muros de contenção.

O platô de Lagoa do Mato é o terceiro entregue pela Prefeitura do Aracati. Os outros dois completam as requalificações urbanísticas das praias de Majorlândia e Quixaba, promovendo a atração de turistas e o desenvolvimento econômico local.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder