8 de Janeiro de 2023
Bolsonaristas realizam manifestação em Brasília pró-anistia a condenados
Por Oceli Lopes - Em 08/05/2025 às 2:15 AM

Jair Bolsonaro e Silas Malafaia no ato em Brasília. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e cerca de 4 mil apoiadores realizaram manifestação em Brasília nessa quarta-feira (7) para pedir anistia aos condenados por tentar um golpe de Estado no país em 2022, que culminou com os atos violentos de 8 de janeiro de 2023.
O ato, puxado por um trio elétrico, começou pouco depois das 16h, na Torre de TV, no Plano Piloto, e percorreu a região central da capital federal até a Esplanada dos Ministérios, onde foi encerrado por volta das 17h40.
A manifestação contou com a presença do pastor Silas Malafaia, organizador do ato; da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro; e de mais de uma dezena de parlamentares aliados.
Durante o evento, Bolsonaro descumprindo recomendação médica, subiu no carro de som e voltou a defender a anistia dos acusados de envolvimento no 8 de Janeiro. Ele disse que se o projeto que livra da punição os condenados pelos atos extremistas for aprovado no Congresso, não poderá haver qualquer contestação dos demais Poderes.
“Anistia é um ato político e privativo do Parlamento brasileiro. Se o Parlamento votou, ninguém tem que se meter em nada, tem que cumprir a vontade do parlamento, que representa a vontade da maioria do povo brasileiro”, disse.
A posição da cúpula do Congresso Nacional, atualmente, é contrária a qualquer anistia de condenados ou investigados pela tentativa de golpe.
Recuperação médica
Bolsonaro participou do ato três dias após alta hospitalar. Ele esteve internado por três semanas depois de se submeter a uma cirurgia no intestino.
Os manifestantes, em sua maioria, usavam camisetas de cor verde amarela e portavam cartazes e faixas pedindo anistia aos golpistas.
Bolsonaro é réu
O ex-presidente Bolsonaro e mais 20 aliados são réus por decisão, unânime, da Primeira Turma do STF por tentativa de golpe em 2022.
Com informações da Agência Brasil.
Mais notícias
BRILHO ITALIANO




























