recuo

Bolsonaro cancela entrevista ao vivo com receio de ser preso por descumprir decisão do STF

Por Aflaudisio Dantas - Em 22/07/2025 às 12:20 AM

Bolsonaro Avenida Paulista Rs Fotos Públicas

Nesta segunda, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, confirmou que dar entrevista transmitida ao vivo pelas redes sociais configurariam quebra das restrições Foto: Fotos Públicas

O ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou de última hora uma entrevista ao portal Metrópoles, marcada para esta segunda-feira (21) alegando “medo de ser preso”. A decisão ocorreu após ele solicitar garantias de que não incorreria em descumprimento das medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro do STF confirmou em despacho que ele não pode se manifestar em entrevistas transmitidas ao vivo pelas redes sociais.

A entrevista, prevista para transmissão ao vivo no canal YouTube e na plataforma X do portal, foi abortada após o ex‑chefe do Executivo demonstrar receio de que sua participação caracterizasse violação das restrições. Essas medidas, determinadas no dia 18 de julho, proíbem Bolsonaro de utilizar redes sociais, seja pessoalmente ou por intermédio de terceiros, bem como de promover áudios, vídeos ou transcrições em qualquer plataforma digital.

Em despacho divulgado nesta tarde, Moraes enfatizou que a vedação se estende “às transmissões, retransmissões ou veiculação de áudios, vídeos ou transcrições de entrevistas em qualquer das plataformas das redes sociais de terceiros”, e advertiu que o descumprimento acarretará “imediata revogação e decretação da prisão”.

As restrições a Bolsonaro incluem, ainda, o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar das 19h às 6h durante a semana e proibição de sua saída aos fins de semana; também foi vedado o contato com diplomatas, embaixadas, investigados e seu filho, deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e também é investigado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder