Sistema multilateral

Brasil, Chile e México apoiam candidatura de Michelle Bachelet à ONU

Por Julia Fernandes Fraga - Em 02/02/2026 às 4:40 PM

Michelebachelet1

A candidata foi a 1ª mulher presidente do Chile. Foto: Reprodução/Instagram

O governo brasileiro anunciou apoio à candidatura da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, ao cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em publicação on-line nesta segunda-feira (2), que após quase 80 anos é hora de a organização ser “finalmente” liderada por uma mulher.

Em nota, o Itamaraty confirmou que a candidatura foi apresentada formalmente pelos governos do Chile, do Brasil e do México, destacando o compromisso conjunto com o fortalecimento do multilateralismo e com uma liderança capaz de responder aos desafios globais.

Atualmente, o cargo é ocupado por António Guterres, cujo mandato termina este ano. O novo secretário-geral assumirá em 1º de janeiro de 2027.

Perfil

Na publicação desta segunda, Lula destacou o caráter pioneiro da trajetória de Bachelet, lembrando que ela foi a primeira mulher a presidir o Chile, por dois mandatos, além de ter ocupado os cargos de ministra da Defesa e da Saúde. Ressaltou ainda sua atuação no sistema ONU, especialmente como primeira diretora-executiva da ONU Mulheres e como alta comissária de Direitos Humanos.

Segundo o mandatário brasileiro, a experiência e o compromisso de Bachelet com o multilateralismo a credenciam para liderar a organização em um cenário internacional marcado por conflitos e desigualdades.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder