Sul Global

Brasil estreia em fórum mundial de IA com agenda estratégica em Nova Délhi

Por Julia Fernandes Fraga - Em 18/02/2026 às 3:21 PM

55102757024 3741d13fd9 C

Lula foi convidado a participar pelo primeiro-ministro indiano. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quarta-feira (18) em Nova Délhi, capital da Índia, a convite do primeiro-ministro Narendra Modi, para uma visita oficial centrada na governança global da inteligência artificial e na ampliação da cooperação bilateral.

Esta é a segunda visita de Lula à Índia no atual mandato e retribui a presença de Modi no Brasil, em julho de 2025, durante a Cúpula do Brics. “A agenda representa novas oportunidades de cooperação bilateral, especialmente em termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis”, destacou a Presidência, em comunicado.

A viagem reforça o eixo Brasil–Índia como vetor de articulação entre economias emergentes em temas de transformação digital, regulação tecnológica e desenvolvimento sustentável — áreas cada vez mais centrais na disputa por protagonismo global. 

Programação

O primeiro compromisso do presidente brasileiro, na quinta-feira (19), será a participação na cúpula internacional que debate o impacto da inteligência artificial no mundo. O evento, iniciado na segunda-feira (16), reúne chefes de Estado e executivos globais do setor tecnológico. Lula discursará na plenária de alto nível, dando continuidade ao chamado “processo de Bletchley”, série de reuniões intergovernamentais voltadas à segurança, governança e colaboração internacional em IA.

A agenda inclui discussões sobre fontes de financiamento para democratização da tecnologia, além do uso da inteligência artificial como instrumento de empoderamento social, inovação e desenvolvimento. Trata-se da primeira participação de um presidente brasileiro em um fórum global de alto nível dedicado ao tema.

Na sexta-feira (20), o governo do Brasil promoverá o evento paralelo “IA para o bem de todos”, voltado às perspectivas nacionais para o futuro da tecnologia. A programação contará com ministros das áreas de Ciência, Tecnologia e Informação; Gestão e Inovação nos Serviços Públicos; Educação; Saúde; e Comunicações, sinalizando abordagem transversal na formulação de políticas públicas para o setor.

A próxima parada da missão será Seul, na Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o presidente Lula se reunirá com o presidente sul coreano, Lee Jae Myung, e com executivos de grandes empresas do país asiático. Também está previsto um fórum empresarial com cerca de 230 empresários brasileiros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder