Programa legislativo

Câmara de Fortaleza leva plenário ao Cais do Porto em sessão itinerante

Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/09/2025 às 1:53 PM

Cmfor1

Câmara de Fortaleza realizou sessão em escola no Cais do Porto, em Fortaleza. Fotos: Luciano Melo e Mateus Dantas

Em diálogo direto com a comunidade do Cais do Porto, em Fortaleza, a Câmara Municipal levou, na manhã desta quinta-feira (11), o plenário e toda sua estrutura até a Escola de Tempo Integral Vereador Alberto Gomes de Queiroz. A iniciativa integra o programa “Nossa Casa é de Todos”, que tem o objetivo de aproximar o Legislativo da população. 

Durante a sessão especial, os vereadores apreciaram diversos projetos, em uma programação que seguiu todos os ritos da Casa — incluindo pinga-fogo, leitura de matérias, votação da ordem do dia, grande expediente e explicações pessoais. Um dos momentos mais marcantes foi a participação da estudante Lohane Costa de Andrade, de 11 anos, moradora do bairro, que obteve autorização para se pronunciar no Grande Expediente.

O presidente da Câmara, vereador Leo Couto (PSB), na abertura da sessão, destacou a retomada das sessões nos bairros e o intuito de realizá-las uma vez por mês em cada regional da Capital. 

“Há mais de uma década não tínhamos uma sessão ordinária nos bairros da nossa cidade. É um momento importante para estreitar cada vez mais a relação com as comunidades. A ideia é debater os problemas, discutir soluções e acompanhar as obras que estão em andamento. Nada mais oportuno do que trazer a Câmara de Fortaleza para os bairros, especialmente os mais periféricos da cidade”, relatou Couto. 

À sessão estiveram presentes 31 dos 43 vereadores. 

Cmfor2

Comunidade do bairro pôde participar da sessão legislativa. 

Programação segue até sábado

A programação do “Nossa Casa é de Todos” teve início na quarta-feira (10) e segue até sábado (13), com a oferta de diversos serviços gratuitos à população, reforçando os princípios de inclusão, inovação e sustentabilidade que norteiam a iniciativa.

A previsão é de que o programa será realizado mensalmente, em diferentes bairros, contemplando todas as regionais da cidade. As ações buscam fomentar a cidadania ativa, fortalecer a representação política, descentralizar serviços e promover maior acessibilidade institucional, sempre com atendimento humanizado, práticas sustentáveis e incentivo a inovações tecnológicas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder