Sessão Solene

Câmara dos Deputados celebra 80 anos da Vaquejada de Itapebussu; Daniel Sidrim ressalta força da tradição

Por Julia Fernandes Fraga - Em 27/11/2025 às 7:48 PM

Vaquejada801

A deputada Fernanda Pessoa foi a anfitriã da cerimônia. Está ao lado de Daniel Sidrim, presidente da Vaquejada e de seu pai, Roberto Pessoa, prefeito de Maracanaú. Fotos: Divulgação

A Vaquejada de Itapebussu, um dos maiores símbolos da cultura cearense e nordestina, foi homenageada nesta semana pelos 80 anos completados em 2025 em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A cerimônia foi proposta e presidida pela deputada federal Fernanda Pessoa (União), autora do Projeto de Lei que reconhece oficialmente o evento como Patrimônio Cultural do Ceará; e da Lei nº 15.302/2014, que concedeu a Itapebussu o título de Capital da Vaquejada. Em sua justificativa, a parlamentar reconheceu a coragem, a fé e a capacidade do povo nordestino de transformar tradição em desenvolvimento social e econômico. 

O momento célebre contou com a presença de Daniel Sidrim, empresário e organizador da Vaquejada; dos deputados federais Eunício Oliveira (MDB) e Luiz Gastão (PSD) — apoiadores da vaquejada; dos deputados estaduais Agenor Neto (MDB), Davi de Raimundão (MDB), De Assis Diniz (PT) e Felipe Mota (União); além do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União).

O sanfoneiro Sirano, natural do distrito de Itapebussu, em Maranguape, realizou apresentação especial reforçando o caráter cultural da sessão que marcou o início das celebrações pelo aniversário de oito décadas do tradicional evento.

Manifestação cultural que molda a identidade de um povo

Ao longo da sessão, os parlamentares e convidados presentes destacaram a importância social e econômica da vaquejada, que movimenta setores como turismo, comércio, gastronomia e entretenimento, além de sustentar dezenas de famílias ligadas à criação de cavalos, competições e serviços relacionados. 

Para Daniel Sidrim, presidente da Vaquejada de Itapebussu, a homenagem é mais que merecida dada a dimensão cultural e econômica do evento. Ele agradeceu aos apoiadores, em especial à deputada Fernanda Pessoa, e ao reconhecimento institucional da Câmara. 

Em seu pronunciamento, o empresário lembrou que a vaquejada cearense está internacionalizada, já tendo recebido competidores de mais de 20 países, e destacou também o suporte dos governos federal, estadual e municipal, além da Fecomércio, presidida pelo deputado Luiz Gastão. 

Sidrim conclui reforçando o valor da tradição e da coragem dos vaqueiros, afirmando que a Vaquejada de Itapebussu “movimenta milhões, envolve famílias inteiras e mantém viva uma cultura que merece respeito e incentivo”.

Tradição que atravessa gerações

A vaquejada surgiu nos tempos do cangaço, quando o gado era criado solto na caatinga e os vaqueiros realizavam a antiga Festa de Apartação para separar rebanhos misturados. Em Itapebussu, a prática se transformou em evento organizado a partir de 1945, atraindo multidões para assistir à habilidade e valentia dos vaqueiros.

Oito décadas depois, a Vaquejada de Itapebussu está consolidada, sendo realizada no Parque Novilha de Prata. O evento reúne cerca de 100 mil pessoas por edição e já sediou duas finais do circuito mundial de vaquejada. A programação inclui Missa do Vaqueiro, procissão com cerca de 300 vaqueiros caracterizados, competições esportivas, derrubada, shows e atrações culturais que movimentam intensamente o município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder