
Camerata da Unifor participa da gravação da nova versão do Hino de Fortaleza. Foto: Divulgação
Às vésperas de celebrar três séculos de história, Fortaleza ganha uma homenagem à altura de sua memória e identidade cultural. A Câmara Municipal de Fortaleza está produzindo uma versão especial do Hino de Fortaleza, iniciativa que integra a programação comemorativa dos 300 anos da Capital cearense. O projeto reúne nomes expressivos da música local e nacional e aposta em uma releitura que dialoga com tradição e contemporaneidade.
A nova versão do hino tem a interpretação do cantor Marcos Lessa, artista cearense de reconhecimento nacional, acompanhado ao piano por Paulo Ricardo, além da participação especial da Camerata da Universidade de Fortaleza (Unifor). Nesta terça-feira, 27, o Plenário da Câmara de Fortaleza foi um dos cenários escolhidos para a gravação do clipe oficial, transformando a Casa do Povo em palco para a celebração da cultura fortalezense.
Um dos Símbolos de identidade da cidade, o Hino de Fortaleza foi instituído pela Lei nº 1.269, em maio de 1958, a partir de projeto do vereador Agamenon Frota Leitão. A letra é de Gustavo Barroso, com música composta por Antônio Gondim. A obra foi executada pela primeira vez em novembro de 1957, no Theatro José de Alencar, durante o encerramento da semana comemorativa do centenário do romance O Guarani.
Apresentação solene
A apresentação oficial da nova versão do Hino de Fortaleza está marcada para a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2026, no dia 2 de fevereiro, no Plenário Fausto Arruda, momento que promete unir história, emoção e pertencimento no coração político da cidade.
À frente da Camerata da Unifor, o coordenador e maestro Marcos Vinícius Cardoso enfatiza o caráter coletivo e inovador do trabalho. “Participar desse trabalho de gravação da nova roupagem do Hino de Fortaleza foi um imenso prazer e musicalmente uma ideia bem inovadora e bem montada através dos artistas que gravaram também a voz, Marcos Lessa e Paulo Rodrigo no piano, com arranjos do maestro Inácio Saldanha. Uma nova versão unindo características clássicas com uma roupagem mais moderna. Um trabalho de valor inestimável”, reforça.
Para Marcos Lessa, dar voz ao hino marca um momento simbólico e pessoal em sua trajetória artística, cada vez mais conectada às próprias raízes. “É uma grande alegria e algo muito alinhado com o que eu venho fazendo na minha carreira. Acho que nós, artistas cearenses, temos que cantar o Ceará, enaltecer o Ceará e fortalecer essa irmã do sol e do mar, a terra da luz. Eu me alegro demais de ser fortalezense e ser a nova voz do hino da minha cidade é uma honra”, destaca o cantor.
O pianista Paulo Ricardo, natural de Baturité, também ressalta o vínculo afetivo com a Capital. “Fortaleza foi a cidade que me acolheu desde criança, então me sinto muito orgulhoso de representar a cidade com esse hino junto com o meu amigo e artista Marcos Lessa”, afirmou.
Mais do que uma produção musical, a nova versão do hino integra uma ação institucional da Câmara de Fortaleza voltada à valorização dos símbolos oficiais, da cultura local e da identidade da chamada “Terra da Luz”, por meio de seus artistas e expressões artísticas.

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























