Legislativo
Câmara Municipal de Fortaleza retoma trabalhos com foco em inclusão, inovação e Plano Diretor
Por Marlyana Lima - Em 01/08/2025 às 5:32 PM

Leo Couto, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, comandou a solenidade de reabertura dos trabalho – Fotos: Mateus Dantas/Divulgação CMFor
A Câmara Municipal de Fortaleza retomou oficialmente os trabalhos legisltrabalhos ativos do segundo semestre de 2025 nesta sexta-feira (1º). Na abertura da sessão solene, o presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), apresentou as principais metas do semestre, com destaque para os pilares da gestão: inclusão, inovação e sustentabilidade. Entre os temas de maior relevância para os próximos meses, está o debate e a votação do novo Plano Diretor de Fortaleza, previsto para chegar ao Legislativo até dezembro.
A matéria, que estabelece as diretrizes para o crescimento urbano da capital pelos próximos 10 anos, é apontada como prioridade tanto pela Câmara quanto pelo Executivo. O prefeito Evandro Leitão (PT), presente à cerimônia, afirmou que o processo de escuta da sociedade já foi iniciado com os fóruns territoriais e que as rodadas de audiências públicas começam neste sábado (2).

Abertura do período legislativo contou com a presença do prefeito Evandro Leitão
Ao apresentar o balanço da atuação da Casa no primeiro semestre, Leo Couto destacou que cerca de 60% das matérias legislativas já são protocoladas digitalmente por meio da plataforma CMFor360, como parte do processo de modernização e otimização do Legislativo. Ele também ressaltou os avanços em ações voltadas à inclusão social, como a criação do Espaço Evoluir, que oferecerá assistência especializada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down.
Outro ponto mencionado foi a reformulação do projeto Câmara nos Bairros, que passará por uma nova roupagem para reforçar o vínculo entre a população e o Legislativo.
“Nós tivemos conquistas importantes no primeiro semestre. Aprovamos matérias que dão mais dignidade para o fortalezense, construídas sempre em diálogo com o Executivo e todos os vereadores, como a extinção da taxa do lixo, reforma administrativa para devolver autonomias às regionais e criacão de cargos para fortalecer nossa saúde”, observou Leo Couto.
Entre as aprovações consideradas mais relevantes estão a extinção da Taxa do Lixo; o reajuste de servidores e professores; a criação de cargos para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fortalecendo a política de saúde mental; e o endurecimento das regras para desafetação e alienação de imóveis públicos, assegurando mais transparência e responsabilidade com o patrimônio da cidade.
Leo Couto também fez questão de enaltecer a relação institucional entre o Executivo e o Legislativo. “A maioria das proposições foi aprovada em consenso, fruto do diálogo e do respeito do prefeito Evandro Leitão com todos os parlamentares, independentemente de posicionamento político”, afirmou.
Foco do Legislativo no 2º semestre
Para o segundo semestre, o presidente da Câmara declarou que o foco será manter a unidade da Casa em torno de projetos relevantes para Fortaleza. “Neste segundo semestre, temos muitos desafios pela frente: projetos importantes que irão chegar, debates necessários e responsabilidades que exigem de nós união, equilíbrio e dedicação para fazermos ainda mais e melhor pelo povo da nossa cidade”, afirmou.
Durante a cerimônia, o prefeito Evandro Leitão também apresentou um panorama das ações do Executivo nos primeiros seis meses do ano, com foco em saúde, educação e limpeza urbana. “Quando assumimos a gestão, praticamente todas as obras estavam paradas, com raríssimas exceções. Hoje, temos cerca de 90 obras em andamento na cidade. Estamos reestruturando os principais equipamentos públicos e já iniciamos a recuperação de praticamente toda a nossa rede de saúde”, afirmou.
Mais notícias
referência italiana




























