Bastidores de Brasília

Camilo afirma que Lula será imbatível em 2026: “Comparação com governo anterior é incontestável”

Por Aflaudisio Dantas - Em 23/06/2025 às 1:46 PM

Camilo Santana Foto Vinicius Loures Câmara Dos Deputados

Camilo Santana é visto como o sucessor natural de Lula, caso o presidente opte por não disputar um quarta mandato Foto Vinicius Loures Câmara Dos Deputados

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne todas as condições para ser considerado imbatível em uma eventual disputa pela reeleição em 2026. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira (23), Camilo destacou que os avanços sociais e econômicos promovidos pela atual gestão federal consolidam a força de Lula junto ao eleitorado.

“Lula é um candidato imbatível. Os resultados que o governo tem apresentado falam por si. Há uma diferença clara entre os quatro anos da gestão anterior e os quatro anos do governo Lula”, afirmou o ministro, ao comentar o atual cenário político.

O titular do MEC ressaltou que indicadores como inflação controlada, queda do desemprego e crescimento econômico reforçam o desempenho positivo da administração petista. Para ele, a sociedade brasileira fará uma escolha baseada na comparação direta entre os dois últimos governos federais.

“Será praticamente um plebiscito. As pessoas vão olhar para o que aconteceu antes e o que está acontecendo agora. E os avanços são muito evidentes”, disse Camilo, fazendo alusão ao legado do governo Bolsonaro e ao contraste com a atual gestão.

A fala de Camilo Santana ocorre em um momento em que surgem especulações sobre possíveis alternativas para a sucessão presidencial, caso Lula decida não disputar a reeleição. No entanto, o ministro reforçou sua convicção de que o presidente tem condições políticas e eleitorais para encarar mais uma campanha. Já nos bastidores de Brasília, Camilo é visto como o favorito para representar o PT, caso Lula decida não concorrer. O presidente terá 81 anos em 2026.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder