investimento

Camilo assina ordem de serviço para expansão do ITA em Fortaleza

Por Aflaudisio Dantas - Em 21/07/2025 às 11:19 AM

Camilo Jade Evando Elmano Ita

Segunda etapa contemplará melhorias viárias, hidráulicas e elétricas Foto: reprodução instagram

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT) assinou nesta segunda-feira (21) a ordem de serviço para dar andamento na segunda etapa do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza.

“Não tenho dúvida que a vinda do ITA para cá vai proporcionar desenvolvimento para o Ceará. A vinda do ITA para cá vai transformar o Ceará nas próximas décadas”, ressalta. Camilo destacou ainda que o ITA será importante para fazer do Ceará protagonista nas energias renováveis, como hidrogênio verde, energia eólica e energia solar. O ministro lembrou ainda que estão abertas inscrições para quem deseja ser professor do ITA. Segundo ele, as inscrições vão até o dia 8 de agosto.

Segundo o ministro, a ordem de serviço da segunda etapa contempla a recuperação completa da infraestrutura do local. As intervenções incluem melhorias viárias, hidráulicas e elétricas, com o objetivo de preparar o espaço para receber, em definitivo, o campus do ITA. Além disso, já foi iniciado o repasse de recursos para o Ministério da Defesa, responsável pela instituição, destinados à compra de equipamentos que vão estruturar os laboratórios e demais áreas acadêmicas da unidade.

“Para nós é um orgulho estar aqui hoje. Para mim, significa um dos maiores patrimônios que o Ceará e o Nordeste brasileiro vão ganhar. A implementação desse ITA vai nos trazer o que há de melhor na área do ensino superior do mundo”, afirmou Camilo.

Reconhecido como uma das instituições de maior excelência do Brasil e do mundo na área tecnológica e aeroespacial, o ITA foi concebido com base nas melhores experiências acadêmicas internacionais. Sua expansão para o Nordeste simboliza não apenas um reforço na qualificação do ensino superior, mas também uma oportunidade de desenvolvimento científico e tecnológico regional.

Mais investimentos

Os anúncios também incluíram investimentos para fortalecimento da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com foco em áreas estratégicas como energias renováveis, inteligência artificial e ciências do mar. As iniciativas fazem parte do Novo PAC – Educação, que prevê mais de R$ 5,5 bilhões para infraestrutura de universidades e institutos federais em todo o país.

O evento contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), da vice-governadora, Jade Romero (MDB), do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder