Para universidades
Camilo e Esther Dweck anunciam criação de quase 7 mil cargos para professores e técnicos federais
Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/10/2025 às 12:22 PM

MGI e MEC assinaram o acordo. Foto: Reprodução/Instagram
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a assinatura de uma portaria que autoriza 6.737 novos cargos para professores e técnicos administrativos nas universidades federais de todo o país.
Segundo o ministro, “em julho, já havia sido autorizado através de portaria também a criação de 4.500 cargos, novos cargos para professores e técnicos dos institutos federais”. A medida, afirmou ele, integra o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “para fortalecer a rede federal de educação e a nossa expansão que estamos realizando, investir em educação e investir no Brasil”.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que assinou conjuntamente a autorização, destacou que a nova portaria “se soma a várias outras já feitas para ampliação da estrutura das universidades e institutos e que, em breve, também será ampliado ainda mais o quadro dos novos institutos”.
De acordo com Esther, o total autorizado inclui mais de 1.200 cargos de professores efetivos, 249 de professores substitutos e quase 5.300 cargos de técnicos administrativos.
Ela acrescentou que, “desde o início do governo Lula 3, foram autorizadas 15.000 novas vagas para as universidades e institutos federais”. A ministra completou dizendo que “esse reforço mostra o compromisso do governo com a educação e com a formação dos jovens para empregos qualificados“.
Mais notícias
Impacto econômico




























