NOVO MOMENTO

Camilo e Roberto Cláudio anunciam que Fortaleza ingressa na Fase 1 da retomada

Por Marcelo - Última Atualização 8 de junho de 2020

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram, na tarde deste sábado (6), que Fortaleza ingressará na Fase 1 do plano de retomada da atividade econômica, na próxima segunda-feira. Após nova avaliação, possivelmente os outros municípios cearenses devem entrar na Fase um no próximo dia 15.

Camilo Santana e Roberto Cláudio anunciaram as novas medidas                     Foto: Divulgação

Apesar das melhoras significativas dos números da pandemia na Capital e na maior parte dos municípios interioranos, o decreto de isolamento social foi prorrogado por mais sete dias. Na Região Norte ainda terão o isolamento rígido, como Sobral, Acaraú, Camocim e Itarema, e suas microrregiões terem ações mais restritivas.

“Mas com o rigor dos protocolos, acompanhamento, fiscalização. O sucesso para que a gente possa avançar nas outras fases do plano depende do comportamento das empresas e das pessoas. Está proibido aglomerações e é obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado”, explicou Camilo.

Com a medida anunciada, sobem para 40% o percentual de trabalhadores presenciais nas 17 categorias que haviam sido liberadas para a Fase de Transição, como indústria da construção civil, química, metalomecânica, couro e calçados, têxtil, tecnologia da informação, automotiva, logística, transportes,  dentre outras.

Além de aumentar os percentuais de pessoas trabalhando nos setores inseridos na transição, o Governo do Ceará também colocou na Fase 1 o de comércio de outros produtos, que incluem livrarias, brechós, papelarias, doces, comércio de roupas, inclusive shopping centers, flores, plantas, artigos para escritório, entre outros.

O prefeito de Fortaleza ressaltou que a retomada na capital cearense fora as medidas de isolamento social e o lockdown que foram implementadas na cidade, provocando uma redução do número de novos casos, de óbitos e a demanda por internações.

“É importante que cada um de nós seja um fiscal e denuncie aglomerações ou descumprimento do decreto. É importante que as pessoas só saiam de casa se for extremamente necessário fazê-lo. Essa é uma etapa de um retorno progressivo à vida cotidiana”, afirmou Roberto Cláudio.

O anúncio foi realizado no Palácio da Abolição, após uma série de reuniões dos comitês de especialistas da saúde e do enfrentamento ao coronavírus. Camilo Santana ainda lembrou que o Estado e as prefeituras cearenses ampliaram a rede pública de saúde, implantando mais de 2.650 leitos de UTI e enfermaria.

Assista ao vídeo:

Anuncio prorrogação do Decreto de Isolamento Social em todo o Ceará por mais sete dias, com manutenção do Isolamento Rígido em alguns municípios da Região Norte. Nas demais cidades, exceto capital, será prorrogada a Fase de Transição também por mais sete dias. Em Fortaleza, devido à redução dos indicadores da Covid, inicia a Fase 1 do Processo de Retomada Econômica, com a obrigação do controle da circulação de funcionários e clientes por parte dos estabelecimentos comerciais autorizados a abrir nessa fase. O uso de máscara continua obrigatório em todo o estado.

Publicado por Camilo Santana em Sábado, 6 de junho de 2020

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder