IMPACTOS RELEVANTES
Camilo Santana convoca estudantes para o Enem e ressalta políticas educacionais
Por Marcelo Cabral - Em 09/11/2025 às 1:28 AM
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado neste e no próximo domingo (9 e 16), mobilizando 4,8 milhões de participantes em 1.805 municípios do Brasil. Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite de ontem, o titular do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana, reforçou a importância do exame e lembrou os inscritos sobre os cuidados essenciais para a realização das provas, destacando o papel transformador da educação.

Camilo destacou a importância do Enem Foto: Divulgação/MEC
“Queremos que todo jovem deste País tenha direito ao sonho que nasce com o Enem. Amanhã é um dia importante para o seu futuro. Separe seu documento com foto, uma caneta preta de tubo transparente e chegue com antecedência ao seu local de prova”, afirmou.
Como parte da estratégia de comunicação com os participantes e seus familiares, o Governo do Brasil enviou mensagens pelo WhatsApp e pela Caixa Postal Gov.BR, reiterando orientações sobre horários e itens obrigatórios, conforme citou o ministro. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. As provas têm início às 13h30. Para estudantes de municípios afetados por desastres naturais, como os ocorridos no Paraná, está garantida a reaplicação do exame.
Acesso ao ensino superior
Reconhecido como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir desses programas, o Ministério da Educação tem fortalecido políticas de acesso, especialmente em cursos de formação de professores, por meio do Pé-de-Meia Licenciaturas.
“O Enem anda de mãos dadas com o Sisu, o Prouni e o Fies – políticas públicas criadas pelo presidente Lula. Junto com a Lei de Cotas e a assistência estudantil, essas políticas mudaram o perfil do ensino superior e deram às universidades a cara da nossa gente”, destacou Camilo Santana.
Estudantes do último ano do ensino médio que comparecerem aos dois dias de aplicação poderão receber uma parcela extra de R$ 200,00 – prevista no programa Pé-de-Meia, iniciativa do Governo Federal que busca garantir permanência e conclusão escolar na educação básica. “O presidente Lula não quer que nenhum jovem seja obrigado a abandonar a escola para trabalhar e ajudar a família”, reforçou, lembrando que o Brasil tem reduzido pela metade a evasão no ensino médio.
Os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba terão datas extraordinárias de aplicação – 30 de novembro e 7 de dezembro -, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Pará, no período do Enem. Com esse conjunto de ações, o Governo do Brasil, por meio do MEC, reafirma o compromisso de promover uma educação de qualidade, com equidade e inclusão, assegurando o direito à aprendizagem da creche à pós-graduação.
Mais notícias
Segurança informacional




























