Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Camilo Santana e ministro da Defesa assinam acordo para estudos de implantação do ITA em Fortaleza

Por Deusdedit Neto - Em 04/08/2023 às 6:11 PM

371d45e6 B60e 4bbb 94cc 39262adf76f6

Foto: Divulgação / Ministério da Educação

O ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Defesa, José Múcio, assinaram nesta terça-feira, 4, um acordo de cooperação interministerial para que seja estudada a implantação de uma sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em solo cearense. Por meio de suas redes sociais, Camilo celebrou o tratado que contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Damasceno.

“Nossa ideia é aproveitar a Base Aérea de Fortaleza para instalação da unidade do ITA no Ceará, que trará mais oportunidades para jovens brasileiros cursarem uma universidade de ponta”, escreveu o senador licenciado e ex-governador do Ceará.

As partes assinaram o termo que tem como objetivo detalhar um plano de ações preliminares com foco na viabilização da iniciativa. Desde o último mês de julho que a possiblidade de cursos do ITA serem abertos no Estado estava em tratativa. O prazo para apresentação de estudos iniciais é de 90 dias, conforme o documento, que vai envolver o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A sede do Instituto no Ceará deve ser a Base Aérea de Fortaleza. No período citado acima, inclusive, será verificada a atual situação física do local, além do montante necessário para manutenção do equipamento enquanto estiver em vigor o período de transição. Também está prevista análise de quais cursos de graduação podem ser implantados no campus Fortaleza.

Estiveram presentes na assinatura do termo a senadora Augusta Brito (PT); o Chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Tenente Brigadeiro do Ar/Diretor Geral do DCTA, Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Tenente brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araújo, Chefe de Assuntos Estratégicos. Além da secretaria da Sesu, Denise Carvalho, e da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder