Em Pernambuco
Camilo Santana recebe Medalha Massangana e anuncia investimentos na Fundaj
Por Julia Fernandes Fraga - Em 28/08/2025 às 10:43 AM

Ministro Camilo Santana recebeu condecoração da Fundaj em Pernambuco. Foto: Reprodução/Redes sociais
Durante visita ao Recife (PE), nessa quarta-feira (27), o ministro da Educação, Camilo Santana, foi agraciado com a Medalha Massangana, a mais alta honraria concedida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Criada há 50 anos, a condecoração é entregue a personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento do País por meio da educação, ciência e cultura. Entre os primeiros homenageados esteve o sociólogo Gilberto Freyre, fundador da entidade.
A solenidade ocorreu no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, Zona Norte da capital pernambucana, e reuniu representantes das universidades UFPE, UFRPE, Unicap, além de cerca de 100 estudantes do ensino médio. O evento contou ainda com apresentações culturais da Escola de Frevo do Recife e do Coral da Fundaj.
Para a presidente da fundação, Márcia Ângela Aguiar, a visita de Camilo Santana reforça o compromisso do MEC. “A vinda do ministro traduz o compromisso da pasta com esse espaço que nós temos aqui em Pernambuco, que é a Fundaj. Aqui conjuga-se de uma forma muito íntima a educação e a cultura, além de toda uma produção de conhecimento que atinge todo o Nordeste e parte do Norte”, defendeu.
Mais recursos
Na ocasião, o ministro também anunciou novos investimentos para a instituição. “Nós estamos investindo mais de R$ 8 milhões na reforma do Museu e destinamos alguns recursos também para a recuperação de algumas edificações. Também anunciamos um novo concurso público para a Fundaj, que há muito tempo aguardava essa oportunidade para renovar o quadro da fundação. Serão 92 vagas”, explicou.
Camilo encerrou seu discurso ressaltando a importância da educação para a juventude. “Não há outro caminho para as crianças brasileiras a não ser a educação. Vocês podem ser o que vocês quiserem, basta ter determinação e estudar muito para vencer na vida”.
Mais notícias
SUSTENTABILIDADE




























