
União Progressista
Capitão Wagner avalia que federação do UB com PP será concretizada 2º semestre
Por Oceli Lopes - Em 30/04/2025 às 7:25 PM

Capitão Wagner, Dayanny Bittencourt, Antônio Rueda, Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues. Foto: Divulgação
Ainda não está definido quem vai presidir a federação União Progressista no Ceará, formada pelos partidos União Brasil – UB e Progressistas – PP. O que está acordado é que o comandante será do UB, agremiação com quatro deputados federais.
O ex-deputado Capitão Wagner – presidente estadual do UB – e a deputada federal Fernanda Pessoa já externaram o desejo de presidir a federação.
Convenções
O processo de formalização da federação junto ao Tribunal Superior Eleitoral – TSE ainda depende de duas convenções nacionais, uma do União Brasil e outra do Progressistas.
“Acredito que essa formalização se dará no segundo semestre. Até lá, vamos dialogar e ver quais são opções de nomes que a gente tem para presidir a federação aqui no Ceará. Meu nome está colocado”, revelou Capitão Wagner.
O União Brasil no Ceará tem quatro deputados federais: Dayany Bittencourt (mulher do Capitão Wagner), Danilo Forte, Fernanda Pessoa e Moses Rodrigues.
O partido Progressistas tem um só deputado federal: AJ Albuquerque.
O pai de AJ Albuquerque é o deputado estadual Zezinho Albuquerque, hoje titular da Secretaria de Cidades do governo Elmano de Freitas (PT).
O lançamento da federação União Progressista (UP) se deu no Salão Negro do Congresso Nacional, terça-feira, 29, anunciada como a maior força política do país: 109 deputados federais e 14 senadores, 6 governadores, 1.350 prefeitos (7 de capitais) e mais de 12 mil vereadores.
O comando nacional da federação será inicialmente feito pelos presidentes dos dois partidos, Antônio Rueda (UB), primeiramente, e Ciro Nogueira (PP).
Mais notícias


Cenário eleitoral
