GOVERNO DO CEARÁ

Capitão Wagner lidera em duas pesquisas e Roberto Cláudio aparece em segundo

Por Marcelo - Em 4 de agosto de 2022

Duas pesquisas de intenção de votos estimuladas para o Governo do Ceará, divulgadas nesta quinta-feira (4), mostram resultados semelhantes entre os três principais candidatos. O levantamento realizado pelo Real Time Big Data aponta o pré-candidato do União Brasil, Capitão Wagner, com 35% das respostas, seguido do candidato do PDT, Roberto Cláudio, com 26%.

Capitão Wagner lidera pesquisas, seguido de Roberto Cláudio e Elmano de Freitas

Em terceiro lugar na pesquisa aparece Elmano de Freitas (PT), com 21% dos respondentes. Brancos e nulos chegaram a 9% das respostas, mesmo percentual atingido por aquelas pessoas que ainda não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa. Por esse motivo, o quadro eleitoral permanece indefinido.

O Real Time Big Data, contratado pela TV Record, realizou o levantamento ouvindo 1.500 eleitores em todo o Estado, nos dias 2 e 3 deste mês. Segundo o instituto, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-06152/2022.

Ipespe

Já a pesquisa realizada pelo Ipespe revela que Capitão Wagner aparece com 38% da preferência dos entrevistados, seguido por Roberto Cláudio, que registrou 28%. Em terceiro lugar vem Elmano de Freitas (PT), com 13%. Neste caso, a diferença entre o segundo e o terceiro colocado foi bem mais ampla.

Ainda de acordo com o levantamento, o número de quem pretende votar em branco ou nulo chega a 11%, enquanto não souberam ou não responderam 8%, significando que ainda existe um percentual relevante de eleitores que podem optar por um dos três candidatos e, quem sabe, até promover uma reviravolta na liderança. Adelita Monteiro (Psol) era candidata no momento da pesquisa, mas anunciou a retirada de sua candidatura na noite e afirmou que apoiará Elmano de Freitas.

Foram entrevistados 1.000 eleitores em todo o Ceará, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, por telefone, sendo que desse total 28% dos respondentes residem em Fortaleza. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, de acordo com o Ipespe, e o índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE com o número CE-01693/2022.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection