Balanço Positivo

Carnaval 2026 tem menor índice de violência da série histórica no Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 18/02/2026 às 5:41 PM

Elmanoseg1

Elmano de Freitas falou sobre o balanço do feriado nessa quarta-feira, 18. Fotos: Carlos Gibaja e Thiago Gaspa/Casa Civil

O Carnaval de 2026 no Ceará foi o mais seguro desde 2009, início da série histórica de monitoramento criminal no Estado, de acordo com informações do Governo do estado.

A informação foi confirmada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira (18), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Na ocasião, o chefe do Executivo cearense celebrou os números e “[…] agradeceu aos prefeitos, às guardas municipais, mas, acima de tudo, agradeceu a todos os profissionais que atuaram e continuam a atuar no estado do Ceará para garantir paz e tranquilidade”. 

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, acrescentou que “tudo isso acontece por meio de um trabalho integrado”. “Enquanto todos se divertiam, os nossos profissionais estavam trabalhando garantido a paz e a tranquilidade dos cearenses. Esse resultado consolida todo um planejamento, uma determinação do nosso governador e o profissionalismo dos nossos agentes de segurança em todo o Ceará”, comentou.

No discurso, Elmano de Freitas destacou também a ocupação hoteleira de cerca de 90% no estado.

Indicadores

Entre 18h da sexta-feira (13) e 5h59 da quarta-feira (18), foram registrados 24 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), redução de 33,33% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando houve 36 casos.

Os roubos caíram de 321 para 133 ocorrências (-58,57%), enquanto os furtos passaram de 850 para 513 registros (-39,65%). 

Sobre crimes sexuais — que incluem importunação, assédio, abuso e estupro — a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou redução de 40% em comparação ao último Carnaval. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará não registrou afogamentos fatais no período.

Mobilização

Elmanoroberto

Secretário Roberto Sá também esteve na coletiva

Mais de 9.300 profissionais atuaram durante o feriado prolongado. A força-tarefa contou diariamente com 7.659 policiais militares, 326 policiais civis, 739 bombeiros militares e 112 profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também integraram a operação equipes da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e Coordenadoria de Inteligência (Coin).

O Estado registrou ainda queda de 65% nas mortes em rodovias estaduais, com seis vítimas fatais.

“[…] Agradeço também ao trabalho da Polícia Rodoviária Federal nas BRs. Esses números demonstram a importância”, afirmou Elmano.

Impacto econômico e institucional

Com a ocupação hoteleira próxima da capacidade máxima e retração nos principais índices criminais, o desempenho marca o discurso governista de estabilidade institucional e capacidade de gestão do Estado em um dos períodos de maior fluxo turístico do ano, com reflexos diretos sobre a economia e a percepção de segurança no Ceará – pontos de alto interesse em período eleitoral. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder