PRIMEIRA INFÂNCIA

Carol Bezerra celebra que pesquisadoras da Harvard Kennedy School farão estudo de campo sobre o ‘Cresça com seu filho’

Por Marcelo - Em 23/01/2023 às 7:00 PM

A ex-primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, destacou nesta segunda-feira (23), em suas redes sociais, ter ficado muito satisfeira com o projeto que implantou há dez anos na capital cearense – ‘Cresça com seu filho – Criança Feliz’, na gestão do então prefeito Roberto Cláudio, ter sido escolhido por duas mestrandas em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional na Harvard Kennedy School, para sua pesquisa de campo sobre impactos da ampliação de políticas públicas para a Primeira Infância.

A iniciativa foi amplamente elogiada e obteve relevantes resultados, especialmente a implantação de diversas brinquedotecas e brinquedopraças em Fortaleza. “Que alegria ver que um projeto como o ‘Cresça com seu filho’ tem servido de exemplo e modelo para outros países. Nossas crianças merecem e agradecem”, salienta Carol Bezerra.

Madiery Vásques e Laura Matínez, à esquerda, com servidoras cearenses           Foto: Divulgação

Na última quinta-feira as pesquisadoras Madiery Vásquez e Laura Martínez foram recebidas na Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) para conhecer o histórico do programa, criado em 2013 pela Prefeitura de Fortaleza, para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, estimulando o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação aos três anos de idade.

O programa municipal foi ampliado em 2017, com a fusão ao Programa Federal Criança Feliz, passou a ser executado em parceria entre a Secretaria da Saúde e a SDHDS. Atualmente, 540 profissionais têm a meta de acompanhar 2.700 pessoas na Capital, entre gestantes e crianças. Com visitas domiciliares mensais, a equipe do ‘Cresça com seu Filho – Criança feliz’ analisa o desenvolvimento motor, cognitivo, de linguagem, vínculos sociais das crianças, realiza atividades educativas e orienta a família.

Madiery Vásquez explica que Fortaleza foi escolhida por haver ampliado a política pública para a Primeira Infância. “Queríamos escolher um município que esteve no processo de ampliar as visitas domiciliares para a Primeira Infância. Estivemos vendo vários casos na América Latina e nos recomendaram Fortaleza e o programa ‘Cresça com seu filho’, porque já tem uma avaliação de impacto. Estamos investigando mais e parece uma boa oportunidade, porque o governo tem muito interesse em seguir trabalhando esses temas”, afirma.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder