Nação conectada
Casa Civil propõe ao Senado acordo para investir US$ 100 milhões em internet no interior do país
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/10/2025 às 3:41 PM

Programa Acessa Crédito Telecom integra ações do Governo Federal para democratizar uso de internet. Foto: José Cruz/Agência Brasil
A Casa Civil da Presidência da República encaminhou ao Senado Federal uma proposta de cooperação entre o Ministério das Comunicações (MCom) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é viabilizar um investimento de US$ 100 milhões voltado à ampliação da conectividade digital em cidades pequenas de todo o país.
A iniciativa integra o programa Acessa Crédito Telecom, criado para apoiar pequenos e médios provedores de internet na expansão da infraestrutura de banda larga fixa em municípios com menos de 30 mil habitantes, com prioridade para comunidades quilombolas e indígenas.
“O Acessa Crédito Telecom é mais um esforço do Governo Federal para democratizar o acesso à internet. A ideia é facilitar o trabalho dos pequenos provedores, que conhecem bem as áreas mais distantes e ainda com gaps de conexão, para que tenham financiamento e executem um bom serviço”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Aplicações
O investimento será aplicado em duas frentes principais. A primeira prevê a oferta de crédito para que provedores possam investir em redes e equipamentos. A segunda envolve a criação de um sistema de tecnologia da informação destinado a reduzir as assimetrias entre provedores e instituições financeiras, facilitando o acesso a financiamentos.
Com o projeto, o Governo Federal estima beneficiar cerca de 2,5 milhões de pessoas, levando conectividade a regiões rurais, ribeirinhas e remotas que ainda enfrentam desafios de acesso à internet.
O MCom defende que as ações estão em alinhamento com as metas de desenvolvimento sustentável e transformação digital do país, visando a inclusão e a redução das desigualdades regionais.
Mais notícias
Cuidado Público




























