Educação e Cidadania

Ceará amplia rede de ensino com nova escola e sanciona auxílio a órfãos da pandemia

Por Julia Fernandes Fraga - Em 06/10/2025 às 3:24 PM

Elmano12

Governo do Ceará inaugura nova escola de tempo integral. Fotos: Helene Santos e Eliezio Jeffry/Casa Civil

O Governo do Ceará inaugurou nesta segunda-feira (6) uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), em sede própria, localizada no bairro Autran Nunes, em Fortaleza. O novo prédio, que atende 675 estudantes recebeu investimento de R$ 9,3 milhões, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

Durante a cerimônia, o governador Elmano de Freitas (PT) afirmou que garantir à juventude uma escola de qualidade, com a possibilidade de ter ensino em tempo integral, visa qualificar os “resultados já muito significativos” da educação cearense e “possibilitar aos jovens a construção de seus sonhos”.

Também presente, a secretária da Educação, Eliana Estrela, agradeceu “a cada estudante que acredita na escola pública e participa ativamente das atividades da escola” e destacou que a entrega era um sonho antigo da comunidade. “Nós temos um time forte, aguerrido, que colabora com esses sonhos”, finalizou.

De acordo com a Seduc, das 138 escolas que serão entregues no Ceará com recursos do Fundef, 22 estão em Fortaleza — sendo 11 novas construções e 11 reconstruções. Atualmente, a rede estadual de ensino possui mais de 395 mil estudantes, dos quais cerca de 77% estão matriculados em escolas de tempo integral, totalizando mais de 530 unidades.

Auxílio sancionado

Elmano13

Auxílio para órfãos da Covid-19 foi sancionado por Elmano hoje, 6

Elmano de Freitas também anunciou nesta segunda-feira (6), pelas redes sociais, a sanção da lei que garante auxílio financeiro mensal de R$ 500 para crianças e adolescentes que perderam pai e mãe durante a pandemia de Covid-19. 

O governador cearense enfatizou que a nova lei é “um gesto de humanidade e justiça, oferecendo dignidade e apoio a esses jovens que tiveram perdas irreparáveis, com a desestruturação do núcleo de cuidado e afeto familiar”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder