Conexão Chinesa
Ceará e Fujian, na China, discutem novas oportunidades de cooperação em cultura, educação e turismo
Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/10/2025 às 12:15 AM

Secretária de Relações Internacionais do Ceará desembarcou em Fujian, na China, para troca de experiências. Fotos: Ascom SRI/GovCE
A secretária das Relações Internacionais (SRI) do Ceará, Roseane Medeiros, esteve em missão oficial à província de Fujian, na China, entre 17 e 21 de outubro, a convite do Escritório de Assuntos Exteriores do Governo Popular Provincial de Fujian. A comitiva brasileira, que também contou com representantes do estado do Mato Grosso (MT), tinha o objetivo de estreitar a cooperação com Fujian e ampliar o intercâmbio cultural, acadêmico e turístico entre Brasil e China.
Para a secretária estadual, “a agenda reforça o compromisso do Governo do Ceará em ampliar a presença internacional do estado e consolidar novas oportunidades de cooperação com a China, especialmente em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável, a inovação e o intercâmbio cultural”.
Encontros
Durante a visita, Roseane participou da Conferência sobre os Estudos de Zhu Xi e Diálogo das Civilizações Globais e do IV Fórum Kaoting, em Nanping, que reuniram lideranças chinesas e estrangeiras para discutir o diálogo entre civilizações e a valorização das tradições culturais. A delegação visitou ainda locais históricos como Tiejing Lane, Zizhi Street e as academias Hanquan Jingshe e Kaoting, que preservam o legado do pensador confucionista Zhu Xi.

Visitas a locais históricos integrou a programação
Em Nanping, a secretária foi recebida pelo diretor do Escritório de Assuntos Exteriores de Fujian, Li Lin, que destacou o interesse em aprofundar as relações com o Brasil em áreas como economia, comércio, energias renováveis, educação e saúde. Ele também manifestou expectativa de que o Ano da Cultura China-Brasil, previsto para 2026, fortaleça a cooperação em cultura, esporte e turismo.
Em Fuzhou, capital da província, a gestora se reuniu com o vice-diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Fujian, Xiao Changpei, e com o vice-presidente da Universidade Normal de Fujian, Ouyang Songying, para discutir ações conjuntas em cultura, turismo e pesquisa, além de parcerias com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
A missão incluiu também visitas ao Parque Nacional de Wuyishan, referência em preservação ambiental, e ao Centro do Patrimônio Cultural Imaterial de Fujian, onde a comitiva conheceu expressões tradicionais da província.
Mais notícias
Suplente assume




























