Decisão Legislativa

Ceará investe em política cultural com Plano de Cargos da Secult e criação de empresa audiovisual

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/12/2025 às 6:48 PM

Minc

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, acompanhou os anúncios no Palácio da Abolição. Fotos: Carlos Gibaja/Casa Civil

O Governo do Ceará encaminhou à Assembleia Legislativa (Alece), nesta quinta-feira (4), as propostas para instituir o Plano de Cargos e Carreiras (PCCs) da Secretaria da Cultura (Secult) e criar a Empresa Cearense de Audiovisual.

As mensagens foram assinadas pelo governador Elmano de Freitas (PT), com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da secretária Luísa Cela e de representantes do setor, durante o Mercado das Indústrias Criativas do Brasil, que está acontecendo em Fortaleza neste ano.

Minc2

Gestores e produtores culturais também estiveram na cerimônia

Iniciativas pioneiras

Pioneiro no país, o PCCs, segundo o governador Elmano, “é reconhecimento ao que os servidores têm feito pelo povo cearense. […] a Cultura é um setor muito importante, gerando oportunidades e emprego para o nosso povo”. A titular da pasta acrescentou que a medida reforça o legado da Secult, que completará 60 anos em 2026. 

A ministra Margareth Menezes também ressaltou a importância da futura Empresa Cearense do Audiovisual, que, para ela, ampliará a visibilidade das produções locais e dialogará com áreas como música, cenários e games. “O Ministério da Cultura também tem essa visão de potencializar as políticas para o audiovisual brasileiro, como os acordos assinados com a França e a China”, citou.

A nova empresa atuará como articuladora do setor, conectando o audiovisual cearense a mercados nacionais e internacionais, gerindo salas públicas de cinema e apoiando a distribuição das produções.

Plataforma Siará+

Aliada a essas políticas está a plataforma de streaming Siará+, lançada em 2025 e que já exibe 95 filmes locais, somando mais de 6 mil visualizações. A previsão da Secult é ainda alcançar 150 produções cearenses até o final do ano.

Ceará avança na criação da primeira empresa pública de audiovisual do estado

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder