SUS 35 anos
Ceará mostra força do sistema público de saúde com mutirão de cirurgias em um único dia
Por Julia Fernandes Fraga - Em 21/09/2025 às 6:32 PM

Governos federal, estadual e municipal se uniram no “Dia C das cirurgias eletivas”. Fotos: Casa Civil/PMFor
Os 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro foram celebrado no Ceará com uma grande mobilização para reduzir filas de cirurgias.
O chamado “Dia C de Cirurgias Eletivas”, marcado para este sábado 20 de setembro, reuniu cerca de 100 hospitais da rede estadual, municipal e parceiros para a realização de 2.600 procedimentos em 14 especialidades médicas, como oftalmologia, ortopedia, ginecologia e neurocirurgia.
Durante a abertura dos trabalhos, o governador Elmano de Freitas (PT) lembrou que o Ceará já ultrapassou a marca de 100 mil cirurgias eletivas em 2025 e 160 mil em 2024. “Hoje estamos preparados para realizar 2.600 cirurgias em todo o estado, mostrando a força do SUS e a importância da parceria entre os governos”, defendeu.

Ministério da Saúde destinou mais recursos para o Ceará
O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Governo Federal, Mozart Sales, esteve presente e anunciou a liberação de mais R$ 22 milhões para o estado, somando-se aos R$ 52 milhões do programa Agora Tem Especialistas. “Estou aqui em nome do ministro Padilha, do presidente Lula, para agradecer todos os profissionais que estão neste sábado cuidando do povo cearense. […] Quando você mostra gente e recurso é que a coisa é para valer e aqui no Ceará é para valer”, afirmou o secretário.
Dia C na capital
Em Fortaleza, o prefeito Evandro Leitão (PT) comemorou que o mutirão superou as expectativas. De acordo com o gestor, foram 450 procedimentos programados e 526 cirurgias realizadas em um único dia.

Fortaleza ultrapassou a realização de procedimentos previstos
“Foram 17 equipamentos de saúde mobilizados na cidade e uma equipe dedicada que trabalhou com um só propósito: cuidar da população de Fortaleza. É a prova de que a saúde de Fortaleza vai melhorando. Essa conquista só foi possível graças à união dos poderes municipal, estadual e federal e ao empenho dos nossos profissionais da saúde. Viva o SUS! Viva a Capital de Todos!”, comentou o prefeito pelas redes sociais.
Dia C no interior
As superintendências regionais de Saúde do Ceará, que abrangem Sertão Central, Litoral Leste/Vale do Jaguaribe, Região Norte e Cariri, destacaram que na Região Norte ocorreram cerca de mil procedimentos e que apenas no Sertão Central foram feitas cirurgias com vídeoauxílio.
A secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, celebrou o engajamento coletivo.
“Estou muito feliz e emocionada por estar aqui nesta ação, num movimento grande de articulação em todo o estado. Conseguimos hoje contemplar um grande movimento de profissionais, mostrando a força do Sistema Único de Saúde (SUS), que ontem completou aniversário de 35 anos. Uma articulação para o bem dos cearenses”, finalizou a gestora.
Mais notícias
Selo Atricon




























