Nutrição em debate

Ceará sedia cúpula global de alimentação escolar e sanciona lei contra ultraprocessados

Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/09/2025 às 12:03 PM

Govce4

Ceará recebe cúpula global de alimentação escolar. Fotos: Carlos Gibaja, Helene Santos e Tiago Stille/Casa Civil

O Ceará recebeu, nessa quinta-feira (18), a abertura da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, organizada pelo Ministério da Educação (MEC) no Centro de Eventos do Ceará. O encontro reúne representantes de mais de 80 países e segue até sexta-feira (19), discutindo soluções para alimentação escolar e sistemas alimentares sustentáveis.

Participaram da cerimônia, dentre diversas autoridades, o governador Elmano de Freitas (PT) o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e a primeira-dama Janja da Silva, de forma virtual. As autoridades também visitaram escola de Tempo Integral, onde almoçaram junto a 550 estudantes. 

Leis e metas

Durante a Cúpula, o governador Elmano sancionou lei que garante alimentação saudável nas escolas e proíbe ultraprocessados e produtos açucarados em unidades públicas e privadas. O projeto de lei n.º 131/23 tem autoria do deputado Renato Roseno (Psol) e coautoria do deputado Missias Dias (PT).

Para Geraldo Alckmin, o estado “dá exemplo para o país e o mundo ao cuidar da saúde das crianças”.

Elmano de Freitas destacou que a merenda escolar é “combustível para o aprendizado, igualdade de oportunidades e dignidade”. Ele fez questão de frisar que o Ceará é referência em educação e mantém uma das maiores redes de escolas em tempo integral do Brasil. 

O ministro Camilo Santana ressaltou que a meta da Coalizão é garantir que todas as crianças da educação básica tenham ao menos uma refeição diária até 2030. Desde 2021, mais de 80 milhões de alunos no mundo passaram a ter acesso à alimentação escolar. 

Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

O Brasil apresentou durante a Cúpula o PNAE, que serve mais de 50 milhões de refeições por dia para 40 milhões de estudantes e investe R$ 5,5 bilhões anuais, destinando 30% dos recursos à agricultura familiar. No Ceará, o município de Tauá compra 100% dos alimentos de cooperativas locais, fortalecendo o cooperativismo.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, afirmou que a cúpula é “um chamado à ação” para garantir refeições a 724 milhões de crianças no mundo até 2030.

Atividades seguem até esta sexta

Os debates da 2ª Cúpula Global da Coalizão para a Alimentação Escolar continuam nesta sexta-feira (19), com encontros de ministros das finanças e instituições internacionais para tratar de financiamento sustentável e estratégias de inovação. O evento será encerrado com uma chamada global à ação e o lançamento do Acelerador de Impacto da Alimentação Escolar. 

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder