Por merecimento

Cearense Gisele Sampaio toma posse como desembargadora federal do TRF5 nesta segunda-feira (7)

Por Aflaudisio Dantas - Em 07/07/2025 às 3:54 PM

Gisele Chaves Sampaio Alcântara Jfce Desembargadora

Gisele Chaves Sampaio Alcântara é a segunda mulher a ocupar o posto de desembargadora no TRF5 Foto: divulgação/Justiça Federal do Ceará

A juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara toma posse nesta segunda-feira (7) como Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). A nomeação havia sido feita pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e publicada no Diário Oficial da União no dia 2 de junho.

Natural de Ipueiras (CE), Gisele Sampaio é a segunda mulher cearense a ocupar o cargo de desembargadora federal no TRF5 desde sua reinstalação, em 1967. Antes dela, a única mulher do estado a integrar o tribunal foi a desembargadora Germana de Oliveira Moraes.

A nomeação ocorreu após a formação de uma lista tríplice exclusiva para promoção de juízas federais, consolidando mais um passo em direção à equidade de gênero no Judiciário brasileiro. A escolha foi feita com base no critério de merecimento, para preencher a vaga deixada pelo desembargador federal emérito Sebastião Vasques, aposentado em janeiro deste ano.

A lista foi composta pelas magistradas Isabelle Marne Cavalcanti de Oliveira Lima, Gisele Alcântara e Amanda Torres de Lucena Diniz Araújo, após votação realizada pelo Pleno do TRF5 em 26 de março.

Trajetória

Gisele é atualmente diretora do Foro da Justiça Federal do Ceará (JFCE) e tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a Justiça Federal e a promoção da liderança feminina.

Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), possui mestrado em Justiça Administrativa pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialização em Processo Penal pela UNIFOR e MBA em Gestão do Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Desde 2014, é titular da 3ª Relatoria da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da Seção Judiciária do Ceará. Foi vice-diretora do Foro da JFCE no biênio 2021-2022 e, desde 2023, exerce a diretoria do Foro, com uma gestão marcada por inovação, inclusão, parcerias internacionais e fortalecimento tecnológico.

Entre os destaques de sua gestão no biênio 2023-2025 estão: o Acordo de Cooperação Internacional com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a conquista do Prêmio Margarida, em 2024, na categoria “Boas práticas de equidade de gênero no Poder Judiciário”, com o projeto Fortalecendo Lideranças Femininas (FLIF).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder