Política externa

Chanceler afirma que Brasil apoia plano de paz dos EUA para Israel-Palestina

Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/10/2025 às 5:59 PM

Maurovieira2

Chanceler brasileiro foi à Câmara discutir ações do governo Lula. Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta quarta-feira (1º) que o governo brasileiro apoia o plano de paz em Gaza apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A fala ocorreu durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. 

Segundo o ministro, a proposta americana reúne pontos que o Brasil já vem defendendo nas Nações Unidas, como a libertação de reféns, a implementação imediata de um cessar-fogo, a reconstrução de Gaza, a observância dos direitos humanos e o envio de ajuda humanitária.

“Tudo isso está dentro das nossas linhas políticas, e, sem dúvida nenhuma, o Brasil aplaude a iniciativa e fazemos votos de que ela surta efeitos, que seja aceita por todas as partes”, afirmou o chanceler.

Vieira ressaltou ainda que o tema tem sido acompanhado de perto pelo Itamaraty e que o governo brasileiro vê na iniciativa uma oportunidade de avanço diplomático. Segundo ele, o país mantém uma posição histórica de apoio a soluções pacíficas para conflitos internacionais.

Mauro também comentou sobre a possibilidade de um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. De acordo com o ministro, o assunto está sendo tratado de forma cautelosa e reservada, mas não está descartada uma reunião paralela em algum evento internacional do qual ambos participem.

O ministro das Relações Exteriores compareceu à comissão da Câmara para responder a requerimentos de parlamentares sobre temas da política externa brasileira como política nuclear, relação com a Ucrânia, visita de Lula à Cristina Kirchner, dívida da Venezuela, dentre outros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder