diplomacia
Chanceler Mauro Vieira vai aos EUA, mas não sabe se será recebido em Washington
Por Aflaudisio Dantas - Em 28/07/2025 às 11:52 AM

Equipe do chancele Mauro Vieira tenta encontros bilaterais com seus homólogos norteamericanos, mas não obteve retorno Foto: Agência Brasil
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, desembarcou nos Estados Unidos nesta segunda-feira (28) com agenda prevista na sede da ONU, em Nova York, para participar de debates sobre a criação de um Estado palestino. Paralelamente, o Itamaraty busca diálogo com o governo Trump para tratar das tarifas propostas, uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, com entrada em vigor prevista para 1º de agosto.
Embora o propósito principal da viagem seja a conferência internacional, o ministro se mostrou aberto a ampliar sua estadia até Washington caso haja alguma sinalização positiva dos americanos para negociação bilateral sobre o chamado “tarifaço”. Até o momento, porém, as autoridades dos EUA não indicaram interesse em uma reunião oficial com o chanceler.
O Brasil já informou antecipadamente as autoridades dos EUA sobre a chegada do chanceler e sua disposição de debater o tema, reiterando a vontade de diálogo institucional. Mesmo diante da indefinição sobre uma reunião em Washington, o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, manteve diálogo com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, sinalizando abertura para negociação. No entanto, fontes diplomáticas indicam que a contraparte americana não deu indícios de prorrogação ou postergação do prazo tarifário.
Mais notícias
Veto derrubado



























