Cúpula do Clima
Chefes de Estado participam em Belém de encontro preparatório para a COP30
Por Julia Fernandes Fraga - Em 06/11/2025 às 12:14 PM

Lula, acompanhado de autoridades brasileiras, deu as boas-vindas aos líderes mundiais. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Belém, capital do Pará, recebe, a partir desta quinta-feira (6), chefes de Estado, líderes de governo e representantes de mais de 70 países na Cúpula do Clima, evento pré-COP30, conferência que ocorre entre 10 e 21 de novembro também na capital paraense.
Somando-se embaixadores e delegações diplomáticas, mais de cem governos estrangeiros estão representados. Entre os presentes estão Emmanuel Macron (França); Gabriel Boric (Chile); Gustavo Petro (Colômbia); Keir Starmer (Reino Unido); Friedrich Merz (Alemanha); Mia Mottley (Barbados); Pedro Sánchez (Espanha); Ursula von der Leyen (Comissão Europeia); António Guterres (ONU).
A reunião marca o início de um período decisivo para o Brasil e para a diplomacia climática internacional, com discussões voltadas à preservação das florestas, à transição energética e à responsabilidade compartilhada entre as nações diante das mudanças climáticas.
O que é
A Cúpula do Clima tem papel estratégico ao dar peso político às negociações da COP30, que buscará avançar na implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), firmada em 1992, na Rio-92. Desde então, o objetivo central é estabilizar a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera.
Além disso, o encontro visa atualizar e reforçar compromissos multilaterais diante da urgência da crise climática. A abertura será feita pelo presidente Lula (PT), seguida de uma plenária sobre “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”.
Ainda nesta quinta (6), após a abertura, o presidente oferecerá um almoço oficial para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). Durante o evento, Lula falará sobre a manutenção do fundo como instrumento de apoio aos países que preservam florestas tropicais, a exemplo do Brasil e outras nações amazônicas.
Já na sexta-feira (7), duas novas sessões plenárias estão previstas, com centenas de discursos de líderes e reuniões bilaterais, incluindo encontros do líder do Brasil com o presidente francês Emmanuel Macron; e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























