
Maior líder do Estado?
Cid Gomes aumenta sua influência no Ceará ao eleger 65 prefeitos
Por Redação In Poder - Em 08/10/2024 às 11:52 AM

Foto: Divulgação / Senado Federal
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) consolidou um crescimento significativo nas eleições de 2024 no Ceará, passando de oito prefeituras em 2020 para 65 neste ano. O resultado reforça a liderança política do senador Cid Gomes (PSB), que conseguiu expandir a influência do partido no estado, mesmo sem contar com o apoio direto do presidente Lula ou da máquina federal.
A ascensão do PSB no Ceará ocorreu em meio a um cenário político desafiador, no qual lideranças tradicionais do Partido dos Trabalhadores, como Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o deputado José Guimarães, viram suas bases políticas impactadas. Apesar de estarem no mesmo grupo político, Cid conseguiu ampliar o domínio do PSB, destacando-se como uma das principais figuras políticas do estado.
Em fevereiro deste ano, Cid já havia dado uma demonstração de força ao filiar 40 prefeitos ao PSB de uma só vez. Agora, após o primeiro turno das eleições municipais, o desempenho do partido foi motivo de comemoração, apesar de derrotas em redutos históricos, como Sobral, onde a ex-governadora Izolda Cela perdeu para o deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (União Brasil).
A derrota em Sobral marca o fim de um ciclo de quase 30 anos de domínio político da família Ferreira Gomes na cidade. Ainda assim, o avanço do PSB em outras regiões do estado reforça o protagonismo de Cid no cenário político cearense.
Mais notícias


EXCLUSIVIDADE NATURAL
