Praia de Iracema

Cid Gomes diz que obra do Acquário não foi adiante por conta de “antagonistas ao projeto”

Por Deusdedit Neto - Em 07/08/2023 às 5:35 PM

52937828484 009b706fbc O

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Ex-governador do Ceará, o senador Cid Gomes (PDT) disse nesta segunda-feira, 7, que a entrega da obra do Acquário não ocorreu por conta de “antagonistas ao projeto”. A intervenção foi iniciada em seu governo e tem sido alvo de ataques por opositores ao Governo do Estado, em especial pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Entretanto, o parlamentar afirma ter “absoluta tranquilidade de consciência em relação ao tema”.

“A outra preocupação, isso na época, hoje já é bem menos, mas era, na época, Fortaleza era muito buscada pelo turismo que se dizia sexual. Então, vinham pessoas de fora do Brasil em busca do turismo sexual aqui. Como é que você combate isso? Com uma série de políticas de polícia, conscientização da sociedade, mas o melhor combate é atrair o turismo de família. Como é que você atrai o turismo de família? Com equipamentos. Equipamentos que atraiam crianças, que façam com que as crianças provoquem os pais para vir para cá e, na época, foi pensado o Acquario”, declarou.

Cid nega que a idealização do equipamento tenha sido um “capricho” de sua gestão, uma vez que o Acquário iria reforçar o turismo de Fortaleza. Ele cita, inclusive, que o Centro de Eventos do Ceará – também de sua autoria – também foi pensado para fortalecer o setor, visto que traria novas possibilidades de eventos para a Capital.

Para o FG, o projeto não foi pra frente por conta da pressão feita por antagonistas, ponto importante para que o financiamento estrangeiro responsável pelo aporte desistisse de fazê-lo. À época, o banco norte-americano Eximbank é quem iria financiar a intervenção na Praia de Iracema.

“Eu não vou adjetivar, mas uma série de antagonistas ao projeto acabaram fazendo com que o Eximbank americano, que essas coisas faziam aqui um processo e mandava uma cópia para lá… Nunca tivemos nenhuma decisão judicial impedindo, mas tinha sempre a notícia de um processo, sempre uma denúncia, sempre alguma coisa, e o Eximbank acabou desistindo de financiar o projeto. Lamento, lamento”, finalizou.

As declarações de Cid foram dadas durante encontro com o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), no Palácio da Abolição, onde houve a assinatura da mensagem que o Executivo enviou à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) que cria a Política Estadual de Hidrogênio Verde e prevê a elaboração do Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder